Programa da CAPES leva literatura brasileira ao mundo

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A CAPES lança o Programa Leitorado para difundir a cultura brasileira e a língua portuguesa no mundo. Com o objetivo de selecionar professores universitários para representar as instituições brasileiras no exterior, o programa visa divulgar autores, cultura e ensino superior do país.

No último edital, foram selecionados 12 professores para trabalhar em países como França, Argentina, Cabo Verde, Canadá, Irlanda, Itália, Moçambique, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Uruguai. O prazo de exercício desses leitores nos países anfitriões é de até dois anos.

Entre os selecionados está Fernanda Morais, professora de português em João Pessoa (PB), que irá para a Université Sorbonne Nouvelle na França. Ela celebra a oportunidade de representar o Brasil e divulgar a cultura, história e riqueza linguística e literária do país.

Leia também:  Kindle 11ª geração: presenteie sua mãe com literatura de qualidade!

Clesiane Benevenuti também foi selecionada pelo programa. Esta é a segunda vez que ela participa de um programa da CAPES. A primeira foi durante seu doutorado-sanduíche na Itália, onde está indo agora como leitora. A professora do Espírito Santo difundirá seus conhecimentos na universidade italiana sobre o português e a literatura para alunos estrangeiros italianos.

O Programa Leitorado é executado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e envia leitores brasileiros para universidades estrangeiras para difundir a língua, literatura, cultura e estudos nacionais. Para participar, é necessário ter licenciatura e um mestrado nas áreas de Linguística ou Letras.

A iniciativa da CAPES visa difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira pelo mundo, além de estreitar as relações entre instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras. O trabalho dos leitores é fundamental para divulgar o Brasil, sua literatura e sua cultura no exterior.

Leia também:  Arte da Palavra leva literatura a todo o país com 51 escritores
Notícia No dia 1º de maio de 1829, nasceu em Fortaleza (CE) José Martiniano de Alencar, um dos grandes nomes da literatura nacional. Conhecido como José de Alencar, ele é autor de obras renomadas como “O guarani”, “Iracema” e “Senhora”. Sua obra é uma referência do período Romântico brasileiro, que se destaca pela exaltação da natureza e pelo indianismo. Por conta de sua relevância histórica, a data de seu nascimento foi eleita para celebrar o Dia da Literatura Brasileira.
Programa Leitorado O Programa Leitorado é uma iniciativa da CAPES em parceria com o Ministério das Relações Exteriores que seleciona professores universitários para representar as instituições brasileiras no exterior, divulgando autores, cultura e ensino superior do país. No último edital, foram selecionados 12 professores que irão trabalhar em países como Argentina, Cabo Verde, Canadá, França, Irlanda, Itália, Moçambique, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Uruguai. O exercício desses leitores nos países anfitriões será por até dois anos.
Professores Selecionados Fernanda Morais, professora de português em João Pessoa (PB), irá para a Université Sorbonne Nouvelle na França para divulgar a literatura brasileira. Clesiane Benevenuti, professora do Espírito Santo, ficará na Universidade de Bologna na Itália. O trabalho dos leitores é fundamental para divulgar o Brasil, sua literatura e sua cultura no exterior.
Leia também:  Descubra a emocionante jornada de Afonso & Martim no Rádio Animada

Com informações do site GOV.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *