5 clássicos da literatura brasileira para jovens leitores

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Hoje, 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data oficializada em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) durante a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO. O objetivo é estimular a leitura de obras clássicas do nosso idioma entre os jovens e valorizar a língua portuguesa, falada por mais de 265 milhões de pessoas em todos os continentes.

Para incentivar a formação de novos leitores e aproximá-los dos grandes clássicos neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, a SOMOS Literatura selecionou cinco livros nacionais: “O Cortiço”, “Dom Casmurro”, “O Guarani”, “Os Sertões” e “A Escrava Isaura”. Essas obras são reconhecidas por sua qualidade literária e podem proporcionar um olhar crítico em relação ao presente.

Leia também:  Projeto LiterArte valoriza literatura indígena brasileira.

A leitura na juventude é fundamental para moldar as experiências futuras e fornecer modelos e termos de comparação. É comum que os jovens sintam receio em se aventurar na leitura das obras clássicas, mas essa fase é interessante para ter o primeiro contato com livros que marcaram a história da literatura e que podem ser revisitados posteriormente.

Área de Literatura da SOMOS Educação

A SOMOS Educação possui uma vasta área de Literatura em seu catálogo com mais de 1,6 mil obras compostas por mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, abrangendo diversos gêneros literários. Os selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione são responsáveis por obras de literatura infantojuvenil. Além disso, a SOMOS Educação é responsável pelo Coletivo Leitor, um portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde a infância, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.

Leia também:  Projeto LiterArte valoriza literatura indígena em escola de Teresina.

Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, é importante valorizar a língua portuguesa e incentivar a leitura de obras clássicas entre os jovens.

Data: 5 de maio
Evento: Dia Mundial da Língua Portuguesa
Objetivo: Valorizar a língua portuguesa e incentivar a leitura de obras clássicas entre os jovens
Livros selecionados: “O Cortiço”, “Dom Casmurro”, “O Guarani”, “Os Sertões” e “A Escrava Isaura”
Catálogo SOMOS Literatura: Mais de 1,6 mil obras compostas por mais de 500 autores nacionais e estrangeiros em diversos gêneros literários
Coletivo Leitor: Portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia

Com informações do site Portal Hortolândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *