6 dicas de livros para conhecer autores contemporâneos da literatura brasileira

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No dia 1º de maio, além do Dia do Trabalho e das propagandas, é comemorado o Dia da Literatura Brasileira. Essa data foi escolhida por ser o aniversário do escritor e jornalista José de Alencar, nascido no Ceará e famoso por obras como “A Senhora” e “O Guarani”. Para incentivar a leitura de autores contemporâneos, apresentamos seis sugestões de livros de novos nomes da literatura brasileira.

Destaque para “A Pequena Coreografia do Adeus”, de Aline Bei, que aborda o amadurecimento e as conexões familiares. A narrativa em prosa estabelece um ritmo equilibrado entre a delicadeza das palavras e a rigidez dos acontecimentos. A autora representa uma nova geração de autoras contemporâneas que está ganhando destaque no mercado editorial nacional.

Para os amantes da literatura afro-brasileira, recomendamos “Água de Barrela”, romance histórico escrito por Eliane Alves Cruz. A obra narra a história da própria família da autora e outras mulheres que viveram durante a época da escravidão no Brasil. A escrita forte se destaca na literatura afro-brasileira.

Leia também:  Inscrições abertas para o 65º Prêmio Jabuti.

Jantar Secreto: carne de gaivota no cardápio

“Jantar Secreto”, de Raphael Montes, conta a história de quatro amigos jovens com perfis e estilos de vida distintos que deixam o interior do Paraná para viver no Rio de Janeiro. Enfrentando dificuldades financeiras, eles acabam entrando em um caminho de decadência ao começarem a oferecer jantares privativos para uma clientela exclusiva e com um cardápio nada convencional: carne de gaivota. A partir deste ponto, mergulham em uma jornada de corrupção e violência.

Outra sugestão é “Vozes de Retratos Íntimos”, escrito por Taiasmin Ohnmacht. A obra destaca as questões ligadas à miscigenação e ao racismo estrutural entranhado na sociedade brasileira, misturando fatos reais com ficção. Mostra as memórias e vozes que emanam dessa investigação.

Leia também:  Faculdade Insted promove mesa redonda sobre importância da leitura

Para os curiosos, indicamos “Olivetti Lettera 32”, de Carolina Panta. A obra conta a história de três mulheres que recebem um livro com seus nomes na capa e bilhetes anexados por um narrador misterioso que expõe o sentimento de culpa em relação à existência delas. A partir disso, é criado um resgate das vidas das personagens Diva, Eleonora e Maria Luíza.

Por fim, recomendamos “Vila Sapo”, escrito por José Falero. A obra transita pela periferia de Porto Alegre através da escrita fluida e humanizada, apresentando seis histórias e personagens bem construídos que revelam sonhos e afetos dos moradores locais apesar dos desafios enfrentados no cotidiano.

Essas obras representam diferentes gêneros e estilos, mas todas têm em comum a qualidade da escrita e a capacidade de contar histórias envolventes e cativantes. Com elas, é possível conhecer novos nomes da literatura brasileira e se surpreender com suas narrativas únicas.

Leia também:  Professor da UFMG traduz obra fundadora da literatura ocidental.
Livro Autor(a) Gênero
A Pequena Coreografia do Adeus Aline Bei Drama/Ficção
Água de Barrela Eliane Alves Cruz Romance histórico
Jantar Secreto Raphael Montes Thriller/Suspense
Vozes de Retratos Íntimos Taiasmin Ohnmacht Ficção/Mistério
Olivetti Lettera 32 Carolina Panta Drama/Ficção
Vila Sapo José Falero Contos/Ficção

Com informações do site Correio do Povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *