Acampamento cultural celebra literatura marginal e periférica em MG

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Escola Municipal Polo de Educação Integrada – Poeint Barreiro, em Minas Gerais, será o palco do 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos. O evento acontecerá nesta sexta-feira (21/4) e sábado (22/4) e reunirá a literatura marginal e periférica mineira em um encontro que tem como objetivo valorizar essa forma de expressão como patrimônio cultural do estado. A coordenadora do encontro é Karine Bassi, produtora cultural na Aborda, escritora integrante do Coletivoz e idealizadora da editora popular Venas Abiertas, que afirma que a literatura marginal e periférica é uma expressão única das experiências e perspectivas dos grupos marginalizados.

O evento é aberto para todos aqueles que desejam participar, inclusive para feirantes, artistas, livreiros, editoras independentes, artesãos e vendedores de lanches. Para participar, é necessário preencher um formulário de inscrição. Além disso, os artistas que desejam realizar performances ou propor instalações durante o evento também podem se inscrever. As vagas são limitadas, portanto, é recomendável inscrever-se o mais rápido possível.

Leia também:  Professores e gestores promovem cordel na sala de aula

A programação inclui palestras, painéis e outras formas de expressão artística. Tia Rafa dará uma palestra intitulada “Literatura LGBTQIAP+ e a diversidade transexual na arte”, às 10h30. Já às 12h50, começam os painéis “Ferréz e a literatura marginal”, com Poeta Veraz, e “Poéticas de mulheres dos slams de BH”, com Bruna Stéphane. O evento também é uma oportunidade para valorizar a literatura marginal e periférica como uma forma de expressão artística alternativa, que oferece um ponto de vista diferente sobre a sociedade e suas dinâmicas, desafiando muitas vezes as narrativas dominantes. Mais informações sobre inscrições e programação completa estão disponíveis no perfil do Instagram do evento (@diversosdialogos).

O que é? O evento 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos, que reúne a literatura marginal e periférica mineira.
Quando? Nesta sexta-feira (21/4) e sábado (22/4).
Onde? Escola Municipal Polo de Educação Integrada – Poeint Barreiro, em Minas Gerais.
Quem coordena? Karine Bassi, produtora cultural na Aborda, escritora integrante do Coletivoz e idealizadora da editora popular Venas Abiertas.
Objetivo: Reconhecer a literatura marginal e periférica como um dos grandes patrimônios culturais de Minas Gerais.
Inscrições: Abertas para participação no evento com ou sem alojamento, para feirantes e artistas que desejam realizar performances ou propor instalações.
Programação: Palestras, painéis e outras formas de expressão artística, incluindo atividades como “Literatura LGBTQIAP+ e a diversidade transexual na arte” e “Ferréz e a literatura marginal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *