Açorianos de Literatura premia destaques de 2022 em cerimônia emocionante.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Noite de terça-feira foi marcada pela premiação dos escritores e obras literárias mais destacados do ano de 2022, na cerimônia do evento Açorianos de Literatura. O evento ocorreu no Teatro Renascença e contou com a apresentação do coordenador de Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Sérgius Gonzaga, e do escritor Altair Martins. A performance musical ficou por conta dos artistas Matheus Alves e Guilherme Goulart.

Os prêmios foram distribuídos em diversas categorias, com destaque para obras como “O Fio da Memória”, de Fabiana Sasi na categoria Infantil, e “Lua Rubra” de Philippe Alencar na categoria Infantojuvenil. Na categoria Dramaturgia, o vencedor foi Julio Zanotta com “Milkshakespeare”, enquanto Sergio Faraco levou o prêmio na categoria Crônica com “As Noivas Fantasmas e Outros Casos”. Na categoria Conto, o premiado foi Tobias Carvalho com “Visão Noturna”, enquanto Carlos Nejar conquistou o prêmio na categoria Poesia com seu livro “Inventação da Infância”. O prêmio de Ensaio de Literatura e Humanidades ficou para Ricardo Timm de Souza com “Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência”. O prêmio especial foi para Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym pela obra “Shiki, Inventor do Haicai Moderno”. Além disso, Taiasmin Ohnmacht recebeu o prêmio Narrativa Longa por “Vozes de Retratos Íntimos”. O livro do ano foi “Visão Noturna”, escrito por Tobias Carvalho.

Leia também:  James Akel contesta: gibis não são literatura

O evento ainda homenageou personalidades e projetos envolvidos com a literatura na cidade, entre eles Alexandre Brito, Biblioteca Jardim das Letras, Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa de Misericórdia, Editora Bestiário, Gilberto Schwartsmann, professora Lea Masina e o Projeto Orisun Oro – Editora de Poesia Amefricana. Também foi lembrado Ronald Augusto.

O evento Açorianos de Literatura é importante para a literatura na cidade e reconhece o trabalho de escritores em diversas categorias. A premiação contou com a presença de artistas e outras personalidades envolvidas no mundo literário. A performance musical dos artistas Matheus Alves e Guilherme Goulart agregou ainda mais valor ao evento.

Dentre os vencedores, destacam-se obras como “O Fio da Memória” na categoria Infantil, “Lua Rubra” na categoria Infantojuvenil e “Visão Noturna”, que além de ter vencido na categoria Conto, ainda levou o prêmio de livro do ano. Outros destaques ficaram para as homenagens prestadas aos envolvidos com a literatura em Porto Alegre e região.

Leia também:  Exposição de moda revisitando clássico da literatura em Brasília
Categoria Vencedor
Infantil Fabiana Sasi – “O Fio da Memória”
Infantojuvenil Philippe Alencar – “Lua Rubra”
Dramaturgia Julio Zanotta – “Milkshakespeare”
Crônica Sergio Faraco – “As Noivas Fantasmas e Outros Casos”
Conto Tobias Carvalho – “Visão Noturna”
Poesia Carlos Nejar – “Inventação da Infância”
Ensaio de Literatura e Humanidades Ricardo Timm de Souza – “Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência”
Prêmio Especial Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym – “Shiki, Inventor do Haicai Moderno”
Narrativa Longa Taiasmin Ohnmacht – “Vozes de Retratos Íntimos”
Livro do Ano Tobias Carvalho – “Visão Noturna”

O evento Açorianos de Literatura premiou os destaques literários do ano de 2022 em uma cerimônia que aconteceu no Teatro Renascença com a apresentação de Sérgius Gonzaga e Altair Martins. Foram concedidos prêmios em diversas categorias, com destaque para o livro “Visão Noturna” como livro do ano. Além dos premiados, foram homenageados personalidades e projetos envolvidos com a literatura na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *