Ajeum Literário leva literatura afro-brasileira a escolas públicas de Salvador

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Instituto Quilombo Gbesa está promovendo a segunda edição do projeto Ajeum Literário em escolas públicas localizadas nas periferias de Salvador. O evento tem como objetivo difundir a cultura afro-brasileira no ambiente escolar, buscando dar visibilidade à literatura negra periférica e às produções culturais locais por meio das histórias e narrativas do povo negro. O projeto é gratuito e ocorre de maneira híbrida, com o intuito de alcançar discentes e docentes da rede pública de ensino.

A programação do evento conta com quatro oficinas de redação criativa em quatro instituições diferentes localizadas na prefeitura-bairro da Liberdade/São Caetano, dois colóquios com escritores(as) negros(as) soteropolitanos(as) transmitidos pelo Youtube e a realização de um sarau no Colégio Ruben Dario. Além disso, a programação prevê a participação de poetas, pesquisadores(as), escritores(as) e artistas negros(as) soteropolitanos(as), como Luz Marques, Sued Hosaná, Sandro Sussuarana, Rilton Jr (Poeta com P de Preto), Emillie Lapa, Yara Sereya, Raiane Borges, Rool Cerqueira, Dani Souza e Maria Lívia Ferreira.

Leia também:  Dia do Livro Cubano celebra indústria e literatura com oficinas e apresentações.

O projeto Ajeum Literário, contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, discute a literatura afro-brasileira em escolas públicas de Salvador

O evento busca fomentar a cultura afro-brasileira no ambiente escolar, principalmente nas periferias da cidade. A iniciativa valoriza a literatura negra periférica, muitas vezes não contemplada nos currículos escolares, e visa contribuir para a formação de novos leitores e escritores por meio de oficinas de redação criativa.

O Ajeum Literário é um projeto educativo e cultural que promove a inclusão social ao construir uma ponte entre as produções artístico-culturais locais e o ambiente escolar. A iniciativa celebra a riqueza cultural da cidade de Salvador e é uma oportunidade única para os estudantes terem acesso às histórias e narrativas do povo negro contadas por seus próprios representantes.

Leia também:  Bah! Platters e Eventos apresenta Cook Show no Farol Santander com Juliana Mattes
Evento Descrição
Ajeum Literário Projeto que promove a cultura afro-brasileira em escolas públicas nas periferias de Salvador por meio da literatura negra periférica e das manifestações culturais locais.
Programação Quatro oficinas de redação criativa, dois colóquios com escritores(as) negros(as) soteropolitanos(as) por meio do Youtube e um sarau no Colégio Ruben Dario. Participação de poetas, pesquisadores(as), escritores(as) e artistas negros(as) soteropolitanos(as).
Objetivo Difundir a cultura afro-brasileira no ambiente escolar, valorizar a literatura negra periférica e promover a inclusão social.
Contemplado por Edital Arte Todo Dia – Ano VI da Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura de Salvador.

Com informações do site Bahia Economica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *