Gibis de Maurício de Sousa são literatura importante, diz escritor em polêmica na ABL

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Durante a semana comemorativa da literatura e língua portuguesa, o autor de Cacos de Luz, Mauricio de Sousa, defendeu a importância dos quadrinhos na leitura para jovens e adolescentes. Embora não tenha sido eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL), o escritor Pedro Ivo Escañoela enfatizou que os quadrinhos são importantes na produção literária e que a língua portuguesa tem um sabor muito específico para a literatura.

Aos 87 anos, o desenhista perdeu a vaga para o filólogo Ricardo Cavaliere por 35 votos a 2. Alguns críticos afirmam que quadrinhos não são literatura, mas segundo James Akel, gerou grandes debates e críticas por parte dos leitores. Para o especialista, os críticos literários ainda pensam de forma elitista e não permitem que pessoas novas entrem na “panelinha”.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona é comemorado por países como Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Para Escañoela, literatura e língua precisam caminhar juntas pois a língua portuguesa tem um sabor muito específico para a literatura.

Leia também:  Mistérios aconchegantes conquistam o audiovisual

Mauricio de Sousa argumentou que seus personagens ajudaram a despertar o interesse pela literatura em várias gerações de brasileiros. É importante mostrar a leitura para o adolescente dentro do universo dele, propor uma adaptação, uma outra visão dentro do que eles conhecem e entender como a língua vai além do erudito. Para os internautas, a recusa na vaga do quadrinista segue como uma queixa e para Escañoela, a Academia perdeu uma chance de se mostrar inovadora.

Além de desenhar personagens que se adaptam à Língua Brasileira de Sinais, algo ainda não mencionado dentro do âmbito literário, Mauricio produziu projetos como o desenho da Turma da Mônica e transmitido pela TV Cultura, Instituto Mauricio de Sousa de campanhas e ações sociais. De acordo com Pedro Ivo Escañoela, os quadrinhos são uma forma importante de produção literária assim como as fan fics [ficção de fã].

Quase metade da população brasileira com mais de 5 anos – cerca de 100 milhões de pessoas – não leu nenhum livro nos últimos três meses. O escritor trabalhou no Brasil por 10 anos como professor de literatura e sabe como é difícil despertar o interesse dos adolescentes para a leitura. Ele afirmou que ninguém pode negar a importância que os gibis da Mônica têm no processo não só de alfabetização mas também na leitura por si só.

Leia também:  Rede Municipal de João Pessoa promove debate sobre Literatura de Cordel

Em suma, durante a semana dedicada à literatura e língua portuguesa, Mauricio de Sousa discutiu a importância dos quadrinhos na leitura para jovens e adolescentes. O escritor Pedro Ivo Escañoela enfatizou que os quadrinhos são importantes na produção literária e que a língua portuguesa tem um sabor muito específico para a literatura. É importante apresentar a leitura aos adolescentes dentro do universo deles e entender como a língua vai além do erudito. Mauricio de Sousa produziu personagens que se adaptam à Língua Brasileira de Sinais e projetos como o desenho da Turma da Mônica transmitido pela TV Cultura. Ele argumentou que os gibis da Mônica têm grande importância no processo de alfabetização e leitura por si só.

Leia também:  Semana de Arte, Cultura e Literatura oferece 65 ações culturais em Curitiba
Notícia Durante a semana comemorativa da literatura e língua portuguesa, Mauricio de Sousa discute a importância dos quadrinhos para jovens e adolescentes.
Eleição na ABL Mauricio de Sousa perdeu a vaga para o filólogo Ricardo Cavaliere por 35 votos a 2, gerando debates sobre o que pode ou não ser considerado literatura.
Opiniões Para o escritor Pedro Ivo Escañoela, os quadrinhos são importantes na produção literária e na alfabetização dos jovens. Já James Akel afirma que os críticos literários ainda pensam de forma elitista.
Língua Portuguesa A língua portuguesa tem um sabor muito específico para a literatura, segundo Pedro Ivo Escañoela.
Importância dos gibis Mauricio de Sousa produziu personagens que se adaptam à Língua Brasileira de Sinais e projetos como o desenho da Turma da Mônica transmitido pela TV Cultura. Ele argumentou que os gibis da Mônica têm grande importância no processo de alfabetização e leitura por si só.

Com informações do site TV Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *