Alepa e Ioepa fortalecem literatura paraense com emendas compartilhadas.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Comissão de Direitos Humanos da Imprensa Oficial do Estado do Pará e a Editora Pública Dalcídio Jurandir se reuniram nesta segunda-feira (08) para tratar da emenda parlamentar compartilhada que será destinada ao 2º Edital Literário Dalcídio Jurandir e para adquirir parte do acervo literário da Ioepa. Esta reunião teve como objetivo adquirir livros de autores paraenses para compor o acervo de bibliotecas comunitárias nas áreas rurais. É válido ressaltar que a editora possui uma produção constituída por 99% de autores locais em seu arquivo, além de cerca de 25 mil livros publicados pela editora Ioepa em 150 títulos diferentes.

A emenda compartilhada, que contribuirá para o lançamento do segundo prêmio literário da Ioepa, já possui dez parlamentares que assinaram. O destaque orçamentário na Assembleia Legislativa para o governo do estado ainda precisa das demais assinaturas necessárias, resultado de uma articulação do deputado Carlos Bordalo com apoio da deputada Lívia Duarte.

Leia também:  Prêmio São Paulo de Literatura 2023: Inscrições Abertas!

O segundo edital literário será lançado na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e premiará um escritor para cada uma das doze regiões do estado, uma obra em quadrinhos e três obras relacionadas a direitos humanos e populações tradicionais. É importante salientar que durante a reunião, foi discutida a produção de mais cópias do livro “Histórias feitas de chão, contos que o povo conta”, escrito por Adalto Monteiro. A obra foi lançada em abril na Câmara Municipal de Santa Maria do Pará e apenas 300 exemplares foram publicados em sua primeira edição. Agora, será disponibilizado um valor de 10 mil reais para a reprodução da obra através da emenda parlamentar.

A reunião foi conduzida pelo coordenador Moisés Alves e pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ioepa, deputado Carlos Bordalo. A emenda parlamentar compartilhada é uma iniciativa importante para a literatura paraense e para o acesso à leitura nas áreas rurais do estado.

Leia também:  Desculpe, mas não há nenhuma notícia específica para eu criar um título. Por favor, envie uma notícia e eu poderei ajudá-lo a criar um título impactante.

Informações adicionais:

  • O que é Ioepa?
    Ioepa significa Imprensa Oficial do Estado do Pará.
  • Quem está à frente da comissão?
    O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ioepa é o deputado Carlos Bordalo.
  • Quantos livros foram publicados pela Editora Pública Dalcídio Jurandir?
    Cerca de 25 mil livros foram publicados pela Editora Pública Dalcídio Jurandir em 150 títulos diferentes.
  • Quem poderá participar do segundo edital literário da Ioepa?
    Um escritor de cada uma das doze regiões do estado, uma obra em quadrinhos e três obras relacionadas a direitos humanos e populações tradicionais poderão participar do segundo edital literário da Ioepa.
Notícia: Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ioepa e da Editora Pública Dalcídio Jurandir se reuniram para discutir emenda parlamentar compartilhada destinada ao 2º Edital Literário Dalcídio Jurandir e a aquisição de parte do acervo literário da Ioepa.
Data: 08/06/2020
Objetivo: Adquirir livros de autores paraenses para compor o acervo de bibliotecas comunitárias nas áreas rurais.
Participantes: Comissão de Direitos Humanos da Ioepa e Editora Pública Dalcídio Jurandir, coordenador Moisés Alves e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ioepa, deputado Carlos Bordalo.
Edital: Segundo Edital Literário Dalcídio Jurandir, que premiará um escritor para cada uma das doze regiões do estado, uma obra em quadrinhos e três obras relacionadas a direitos humanos e populações tradicionais.
Livros publicados: Cerca de 25 mil livros publicados pela Editora Pública Dalcídio Jurandir em 150 títulos diferentes e 300 exemplares do livro “Histórias feitas de chão, contos que o povo conta” serão reproduzidos através da emenda parlamentar.
Leia também:  FGV Direito Rio oferece atividades complementares em literatura e ESG

Com informações do site Agência Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *