Antonio Candido: a reedição da obra completa.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A editora Todavia está lançando a obra completa de um dos mais importantes escritores brasileiros do século 20, Antonio Candido. Até o final do próximo ano, a editora lançará 17 volumes que compõem uma trajetória única nos campos da cultura e da política. Essa é uma oportunidade imperdível para reler ou conhecer um dos grandes intérpretes do Brasil junto com Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr.

Antonio Candido foi um grande pensador literário brasileiro que desenvolveu um método ancorado no pensamento social e no “close reading”, onde as obras literárias deixam de ser apenas uma ilustração de ideias sociológicas ou historiográficas. Para ele, um romance ou um poema é a chave para entender as coisas concretas do mundo. Sua visão sobre literatura não se encaixava na tendência de arte pela arte ou na interpretação literária desprovida de contexto.

A consolidação do sistema literário no Brasil

O livro “Formação da Literatura Brasileira” mostra como se constituiu o sistema literário no país, segundo Candido. Ele afirmou que o período do Barroco teve apenas manifestações esparsas; o sistema só surgiu a partir do chamado Arcadismo e do Romantismo. Para Candido, o Brasil só chegou a um “sistema consolidado” com Machado de Assis, que conseguiu atingir um público amplo e inovou ao absorver a influência do passado, assimilando ainda a escrita de autores de outros países. Machado teria sido o primeiro autor brasileiro a resolver a dialética do local e do cosmopolita.

Leia também:  Mulheres na literatura: a luta pela representatividade

O ponto fundamental na fórmula de Candido é a questão histórica. Com o sistema consolidado, o Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura antes de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos. Como o país escravista produziu as “Memórias Póstumas de Brás Cubas”? Esse foi o drama equacionado apenas no século 20 (ao menos como tentativa), quando os modernistas se juntaram ao projeto de Getúlio Vargas nos anos 1930.

A reedição completa da obra de Antonio Candido é uma oportunidade única para conhecer ou reler um dos grandes pensadores literários brasileiros do século 20. A originalidade do autor foi criar um método ancorado no pensamento social e no “close reading” dos norte-americanos, onde as obras literárias deixam de ser apenas uma ilustração de ideias sociológicas ou historiográficas. A visão histórica fundamental na fórmula de Candido aponta para a consolidação do sistema literário como forma do Brasil atingir um certo padrão civilizatório por meio da cultura antes mesmo de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos.

Leia também:  Unidades de ensino incentivam leitura entre estudantes
Editora Todavia
Obra Reedição completa da obra de Antonio Candido
Lançamento Até o próximo ano, serão lançados os 17 volumes
Destaque Antonio Candido é um dos mais importantes escritores brasileiros do século 20
Livros incluídos na primeira remessa “Formação da Literatura Brasileira – Momentos Decisivos” (1959), “Os Parceiros do Rio Bonito” (1964), “Literatura e Sociedade” (1965), “Iniciação à Literatura Brasileira” (1987) e “O Discurso e a Cidade” (1993)
Método de Candido Criou um método ancorado no pensamento social e no “close reading”, no qual as obras literárias deixam de ser apenas uma ilustração de ideias sociológicas ou historiográficas
Visão sobre literatura Não se enquadrava na tendência de arte pela arte ou na interpretação literária desprovida de contexto
Visão de Candido sobre a formação do sistema literário no Brasil O Brasil só chegou a um “sistema consolidado” com Machado de Assis, que conseguiu atingir um público amplo e inovou ao absorver a influência do passado, assimilando ainda a escrita de autores de outros países
Questão histórica na fórmula de Candido O Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura antes de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *