Arte da Palavra: circuito literário percorre 140 cidades.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A itinerância do circuito literário mais importante do Brasil, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, teve início no Rio de Janeiro em 30 de março de 2023. O projeto tem como objetivo visitar cento e quarenta cidades em todas as regiões do país, com mais de quatrocentas e noventa e duas atividades programadas até dezembro. A seleção dos artistas é realizada por uma curadoria coletiva com representantes do Sesc em todo o Brasil, buscando contemplar todas as diversidades possíveis e incentivar a prática da leitura, além de abrir espaço para novos autores.

A edição deste ano contará com a participação de cinquenta e um escritores, que estarão presentes ao público em bate-papos, oficinas, contação de histórias e performances poéticas. Entre os autores selecionados estão Marcelo Moutinho, na categoria crônica, com o livro “A Lua na Caixa d’Água” (Malê), Luiza Romão, vencedora do prêmio de melhor livro do ano de 2022 com “Também guardamos pedras aqui” (Nós), Jefferson Tenório, autor de “O avesso da pele” (Companhia das Letras), considerado pelo Jabuti o melhor romance de 2021, Andrea Del Fuego, que em 2011 recebeu o Prêmio Literário José Saramago pelo romance “Os Malaquias”, Olívio Jakupé do povo indígena Guarani, Aliã Wamiri Guajajara, contadora de histórias e poeta da Aldeia Ukair em Teresina (PI), e Nathalia Leal, poeta indígena Kariri moradora da comunidade tradicional do Corumbê em Paraty (RJ).

Leia também:  Chefs renomados apresentam pratos exclusivos no Expochurrasco

O Arte da Palavra também irá comemorar o Farpa – Festival Arte da Palavra, que será realizado este ano no Sesc Cajuína, no Piauí. Em junho, um grupo de autores se reunirá para apresentar o panorama do que está sendo desenvolvido no projeto ao longo do ano, promovendo ainda o intercâmbio com escritores e artistas locais.

O projeto é composto por três frentes: o Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas; o Circuito de Oralidades, com manifestações literárias que remetem especialmente à narração de histórias e à veiculação oral de poesia; e o Circuito de Criação Literária, uma ação formativa que, por meio de oficinas, possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

Leia também:  Descubra a emocionante jornada de Afonso & Martim na literatura!

O Sesc é uma instituição privada sem fins lucrativos mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, que tem como missão promover acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência em todo o país há mais de sete décadas. A instituição é referência na área cultural, educacional e ambiental.

O que? O maior circuito literário do país – Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
Quando? De 30 de março a dezembro de 2023
Onde? 140 cidades em todas as regiões brasileiras
Atividades: 492 atividades, incluindo bate-papos, oficinas, contação de histórias e performances poéticas com 51 escritores selecionados por curadoria coletiva
Objetivo: Incentivar a prática da leitura e abrir espaço para novos autores
Frentes: Circuito dos Autores, Circuito de Oralidades e Circuito de Criação Literária
Comemoração: Farpa – Festival Arte da Palavra no Sesc Cajuína no Piauí
Instituição responsável: Sesc – Serviço Social do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *