Chico Buarque recebe Prêmio Camões após recusa de Bolsonaro

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Chico Buarque, renomado artista, escritor e compositor, foi premiado com o Prêmio Camões de Literatura, o mais importante reconhecimento da literatura em língua portuguesa. O anúncio do prêmio ocorreu em 2019, mas somente agora Chico recebeu a honraria devido à recusa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em assinar os documentos necessários.

Chico Buarque é conhecido por suas obras literárias e musicais que incluem diversos livros, como Fazenda Modelo (1974), Chapeuzinho Amarelo (1970), Estorvo (1991), Benjamin (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009), além de diversas peças teatrais e criações musicais. Seu livro mais recente é o romance Irmão Alemão, lançado em 2014.

O Prêmio Camões homenageia autores de língua portuguesa e é considerado o equivalente ao Prêmio Nobel. Ele é concedido anualmente a um autor de língua portuguesa, independentemente de sua nacionalidade.

Leia também:  Mistérios aconchegantes conquistam o audiovisual

A premiação de Chico Buarque com o Prêmio Camões é de grande importância para a cultura brasileira, literatura e música. Ele é um dos raros artistas que receberam tanto o Prêmio Camões quanto o Grammy Latino. Esse reconhecimento representa não só sua trajetória artística, mas também suas contribuições significativas para a língua portuguesa e para sua disseminação pelo mundo.

O Prêmio Camões é resultado de uma parceria entre os governos brasileiro e português e já homenageou personalidades como Jorge Amado (1994), Lygia Fagundes Telles (2005), Ferreira Gullar (2010) e Raduan Nassar (2016). Com esse prêmio, Chico Buarque recebe merecido louvor após ter sido escolhido para recebê-lo há quatro anos.

Notícia O renomado artista, escritor e compositor Chico Buarque foi agraciado hoje (24) com o Prêmio Camões, considerado o mais importante reconhecimento da literatura em língua portuguesa. O prêmio foi anunciado em 2019, porém, devido à negação do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em assinar os documentos necessários para a honra de Chico, somente agora ele recebeu a condecoração.
Conquistas Chico Buarque se torna um dos raros artistas que receberam tanto o Prêmio Camões quanto o Grammy Latino. Ele já ganhou vários prêmios importantes ao longo de sua carreira multifacetada.
Prêmio Camões O Prêmio Camões é resultado de uma parceria entre os governos brasileiro e português e já homenageou personalidades como Jorge Amado (1994), Lygia Fagundes Telles (2005), Ferreira Gullar (2010) e Raduan Nassar (2016). É considerado o equivalente ao Prêmio Nobel em reconhecimento aos escritores que contribuem significativamente para a literatura em língua portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *