Chico Buarque recebe Prêmio Camões das mãos de Lula

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O cantor, compositor, dramaturgo e escritor Chico Buarque de Hollanda será agraciado nesta segunda-feira (24) com o Prêmio Camões, o principal prêmio literário em língua portuguesa. A cerimônia de entrega acontecerá em Sintra, Portugal, e será realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Instituído em 1989, o prêmio tem como objetivo reconhecer autores que contribuem para a projeção e o reconhecimento da língua portuguesa. Patrocinado pelo governo português e pela Fundação Biblioteca Nacional do Brasil, seu valor é de 100 mil euros.

Chico Buarque é um dos maiores compositores da história brasileira e um escritor de ficção literária consagrado desde a década de 70. Ele estreou como autor com o romance “Estorvo”, vencedor do Prêmio Jabuti em 1991. Nos anos 90, publicou “Benjamin”, enquanto em 2003 lançou “Budapeste”, que conta a história de um escritor fantasma em uma viagem à capital húngara.

Leia também:  Literatura na escola: ampliando a consciência crítica.

Chico Buarque e sua trajetória literária

Em 2009, publicou “Leite Derramado” e seus livros mais recentes incluem “O Irmão Alemão” (2014), “Essa Gente” (2019) e “Anos de Chumbo e outros contos” (2021), marcando sua estreia na narrativa curta. Embora mais conhecido como músico no Brasil, o artista afirmou em um documentário sobre sua obra que se sente “profissionalmente, mais um escritor do que um músico”.

O prêmio já foi concedido a treze escritores brasileiros ao longo de três décadas, incluindo João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Antonio Candido, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar e Raduan Nassar. O nome do prêmio é um tributo ao poeta português Luís de Camões (1524-1580).

Leia também:  Projeto 'Livro de Rua' leva literatura para as ruas de Brasília e é finalista do Prêmio PublishNews.

O anúncio da premiação para Chico Buarque foi feito em 2019, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que só entregaria o prêmio em 2026. Após essa declaração, o Ministério da Cultura de Portugal buscou uma solução pacífica para a entrega da premiação. Finalmente, com o retorno de Lula ao poder no Brasil, a honra literária será entregue em Sintra, Portugal.

Com isso, Chico Buarque se tornará mais um brasileiro a ser agraciado com tão importante honraria literária em língua portuguesa. Sua trajetória literária é marcada por diversas publicações que contribuem muito para a divulgação do idioma e para o reconhecimento da cultura brasileira.

Notícia O Prêmio Camões será entregue a Chico Buarque de Hollanda pelo presidente Lula em Portugal
Data 24 de maio de 2021
Local Cidade de Sintra, Portugal
Objetivo do prêmio Reconhecer autores cuja obra contribua para a projeção e o reconhecimento da língua portuguesa
Valor do prêmio 100 mil euros
Patrocinadores Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e governo português
Obras literárias de destaque de Chico Buarque Estorvo, Benjamin, Budapeste, Leite Derramado, O Irmão Alemão, Essa Gente e Anos de Chumbo e outros contos
Outros escritores brasileiros que já receberam o Prêmio Camões João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Antonio Candido, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar e Raduan Nassar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *