Literatura na escola: ampliando a consciência crítica.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A leitura literária é uma necessidade universal que tem o poder de expandir nossa consciência crítica e explorar a liberdade, humanizando-nos através da fruição. Na escola, o estudo do texto literário é fundamental, pois apresenta ao aluno o universo das palavras e possibilita o desenvolvimento de outras possibilidades de leitura do mundo.

O trabalho com o texto literário também permite a inserção transversal e interdisciplinar de conteúdos de natureza étnica, social e econômica, possibilitando que o leitor se conecte com a herança cultural da humanidade e estabeleça relações interpessoais partindo de suas vivências. Como afirmou Lima Barreto, “a arte literária é uma união profunda de almas, um contágio que (re)direciona para um mesmo objetivo”.

No Dia da Literatura Brasileira, celebramos a contribuição de autores como José de Alencar, que distanciou-se dos padrões europeus e abordou temáticas sobre as paisagens típicas do Brasil e o contexto cultural indígena. Alencar foi importante na constituição de uma literatura genuinamente brasileira, com romances que buscavam compreender e valorizar fatores sociais, culturais e linguísticos das diversas regiões brasileiras.

Leia também:  Prêmio Kindle de Literatura: inscrições abertas!

O surgimento do romance no Brasil se deve em grande parte ao folhetim, técnica que divulgava as peripécias em capítulos diários, semelhante às novelas e séries atuais. A poesia de romances como “Lucíola” e “O Guarani”, de José de Alencar, também foi expressa em forma de cordel.

Em resumo, a leitura literária é fundamental para expandir nossa consciência crítica e nos conectar com a herança cultural da humanidade. O trabalho com o texto literário no cotidiano escolar possibilita a inserção transversal e interdisciplinar de conteúdos relevantes, além de permitir o desenvolvimento de outras possibilidades de leitura do mundo.

Resumo da Notícia
A literatura é fundamental para expandir nossa consciência crítica e nos conectar com a herança cultural da humanidade.
O trabalho com o texto literário no cotidiano escolar possibilita o desenvolvimento de outras possibilidades de leitura do mundo, além de permitir a inserção transversal e interdisciplinar de conteúdos relevantes.
Celebramos recentemente o Dia da Literatura Brasileira, lembrando a importância dos autores que contribuíram para uma literatura genuinamente brasileira.
Leia também:  Desculpe, não há informação ou contexto para que eu possa criar um título para a notícia. Por favor, envie uma notícia para que eu possa criar um título exclusivo e atraente.

Com informações do site Nova Escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *