Chico Buarque recebe Prêmio Camões de Literatura

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O escritor, dramaturgo e músico Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões, a principal honraria da literatura em língua portuguesa, em cerimônia realizada no Palácio Queluz, em Lisboa, nesta segunda-feira (24). A premiação é organizada e financiada pela Biblioteca Nacional do Brasil e pela Secretaria de Cultura de Portugal.

Chico Buarque foi reconhecido por sua contribuição para a difusão e enriquecimento da literatura e cultura em língua portuguesa. Ele recebeu um prêmio em dinheiro de 100 mil euros pelo conjunto de sua produção literária.

Em seu discurso, o escritor mencionou que é uma honra ser reconhecido como compositor popular no Brasil e como o jovem que pediu que lhe enviassem um cravo e o cheiro de alecrim em Portugal, referindo-se à sua música “Tanto Mar”. Ele também destacou a importância da arte para a sociedade em um momento em que o Brasil enfrenta dificuldades.

Leia também:  Lygia Fagundes Telles: um século de literatura brasileira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram presentes na cerimônia. Lula destacou a habilidade de Chico Buarque em transformar o cotidiano das pessoas em poesias magníficas em suas obras. Ele também mencionou que a obra do escritor transcende seus méritos para a riqueza literária da língua portuguesa.

O Prêmio Camões já havia sido concedido a Chico Buarque em 2019, mas a cerimônia não foi assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro. Lula ressaltou que a negação das artes é uma marca do totalitarismo e das ditaduras que censuraram Chico no Brasil e em Portugal.

Chico Buarque é reconhecido por transformar em patrimônio literário comum os amores, as alegrias, as belezas e as lutas obstinadas dos povos de língua portuguesa. Ele brincou afirmando que já se passaram quatro anos desde que seu prêmio foi anunciado e imaginava se haviam se esquecido dele, pois com uma pandemia no meio, quatro anos pareciam durar eternamente.

Leia também:  Entrevista explica diferenças de escrita para crianças e adultos
Quem? Chico Buarque
O que? Recebeu o Prêmio Camões, a principal honraria da literatura em língua portuguesa
Quando? Cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (24)
Onde? Palácio Queluz, em Lisboa
Por quê? Contribuição para a difusão e o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa
Prêmio 100 mil euros pelo conjunto de sua produção literária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *