Lygia Fagundes Telles: um século de literatura brasileira

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Lygia Fagundes Telles: um século de histórias da grande dama da literatura brasileira

A escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, uma das mais importantes do século XX, tinha uma relação peculiar com viagens de avião. Embora gostasse de explorar novos lugares, ela odiava voar. Durante um voo para a Colômbia em 1974, a autora lamentou sua condição para Clarice Lispector, outra escritora brasileira que estava ao seu lado na aeronave. Segundo André Bernardo da BBC News Brasil, durante um evento literário, as duas escritoras se cansaram dos debates e foram às compras e depois ao bar do hotel.

Lygia Fagundes Telles foi casada com o crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes. Juntos, eles visitaram o Irã em 1968. Durante uma visita ao túmulo do rei Ciro da Pérsia, a escritora descobriu que Pasárgada, mencionada no poema de Manuel Bandeira, era um lugar real. Em 1982, ela viajou para Nova York para divulgar suas obras traduzidas para o inglês: As Meninas, Zero e A Festa. Durante essa viagem, Lygia ficou famosa quando disse que o escritor Ivan Ângelo era Paul Newman (ator americano) quando alguém da multidão perguntou quem ele era.

Leia também:  Gibis de Maurício de Sousa são literatura importante, diz escritor em polêmica na ABL

Lygia Fagundes Telles era uma mulher simples e discreta que não gostava de comemorar aniversários. No entanto, tinha sonhos ambiciosos como escrever dez obras, entrar para a Academia Brasileira de Letras (ABL) e ter um busto na Praça da República ao lado da escultura de Álvares de Azevedo. Ela realizou dois desses sonhos, publicou mais de 20 obras e foi eleita para a cadeira 16 da ABL em 1985.

A obra de Lygia Fagundes Telles refletia muito da sociedade brasileira do século XX. Com sua morte em 2022, o Brasil perdeu uma das suas grandes vozes literárias.

Quem? Lygia Fagundes Telles
O que? Curiosa relação com aviões e viagens
Quando? 18 de abril de 2023
Onde? Publicado na BBC News Brasil
Fatos importantes – Amava viajar, mas odiava voar
– Conheceu Pasárgada durante viagem ao Irã
– Viajou para Nova York em 1982 para divulgar suas obras
– Realizou dois de seus sonhos: publicou mais de 20 obras e foi eleita para a ABL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *