Chico Buarque recebe Prêmio Camões em cerimônia emocionante.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O cantor, letrista e escritor Chico Buarque foi agraciado na quarta-feira (24) com o Prêmio Camões, a mais alta honra literária da língua portuguesa. Criada em 1988 por uma colaboração entre os governos do Brasil e Portugal, a distinção homenageia escritores de língua portuguesa que tenham contribuído significativamente para a cultura.

O prêmio deveria ter sido entregue a Chico em 2019, mas o então líder do Brasil, Jair Bolsonaro, se recusou a assinar os documentos necessários. Quatro anos depois, o atual presidente brasileiro, Lula, entregou a honraria durante uma cerimônia realizada em Sintra, Portugal. O presidente português também estava presente e Lula afirmou que corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos era um grande prazer.

Com obras renomadas como Budapeste, Essa Gente e Leite Derramado em seu currículo literário, Chico agora faz parte de um seleto grupo de grandes expoentes da literatura em língua portuguesa, que inclui escritores como Mia Couto, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, Lygia Fagundes Telles, José Saramago, Jorge Amado e Rachel de Queiroz.

Leia também:  Projeto Salt vai trazer literatura do sul da Ásia para o mundo anglo-saxão

O júri do prêmio é composto por pessoas dos dois países e de nações africanas que utilizam o português como idioma oficial. A honraria concedeu 100.000 euros a Chico Buarque, divididos em parcelas iguais pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo governo português. Com o prêmio, Chico Buarque se torna uma das grandes referências da literatura em língua portuguesa e contribui ainda mais para o enriquecimento do acervo literário e cultural da língua.

Pontos importantes:

  • Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões, a mais alta honraria literária da língua portuguesa;
  • A distinção foi criada em 1988 por uma colaboração entre os governos do Brasil e Portugal;
  • O Prêmio Camões homenageia escritores de língua portuguesa que tenham contribuído significativamente para a cultura;
  • Chico Buarque foi selecionado para receber o prêmio em 2019, mas só o recebeu em 2023;
  • O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, se recusou a assinar os documentos necessários para conceder a honraria a Chico Buarque em 2019;
  • Com obras renomadas em seu currículo literário, Chico agora faz parte de um seleto grupo de grandes expoentes da literatura em língua portuguesa;
  • Antes de Chico Buarque, escritores como Mia Couto, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, Lygia Fagundes Telles, José Saramago, Jorge Amado e Rachel de Queiroz já haviam sido laureados pelo Prêmio Camões;
  • O júri do prêmio é composto por pessoas dos dois países e de nações africanas que utilizam o português como idioma oficial;
  • O Prêmio Camões concedeu 100.000 euros a Chico Buarque, divididos em parcelas iguais pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo governo português.
Leia também:  Prêmio Literário Açorianos 2023 faz parceria contra fome
O que aconteceu? Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões, a maior honra literária da língua portuguesa.
Por que é importante? O prêmio homenageia escritores de língua portuguesa que tenham contribuído significativamente para a cultura.
Quem já ganhou o Prêmio Camões antes? Mia Couto, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, Lygia Fagundes Telles, José Saramago, Jorge Amado e Rachel de Queiroz.
Quanto dinheiro é concedido com o prêmio? 100.000 euros, divididos em parcelas iguais pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo governo português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *