Chico Buarque recebe Prêmio Camões em cerimônia histórica

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O cantor, compositor e escritor brasileiro, Chico Buarque, recebeu nesta terça-feira, dia 24, o Prêmio Camões, que é uma das mais prestigiadas honrarias na literatura em língua portuguesa. Criado em 1988 por uma colaboração entre os governos de Portugal e Brasil, o prêmio tem como objetivo homenagear autores que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

Chico Buarque já havia recebido o prêmio em 2019, mas na ocasião, Jair Bolsonaro, então chefe do governo brasileiro, recusou-se a assinar a documentação necessária para a entrega. Quatro anos depois, Chico finalmente recebeu o prêmio das mãos do atual presidente do Brasil, Lula, em uma cerimônia realizada em Sintra, Portugal. O presidente português também esteve presente no evento.

Leia também:  Chico Buarque recebe Prêmio Camões em cerimônia histórica

“Hoje é uma satisfação para mim corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira recentemente”, discursou Lula durante a cerimônia de premiação. “Digo isso porque esta premiação deveria ter sido entregue em 2019 e não foi. Todos nós sabemos por quê.”

Chico Buarque agora faz parte de um seleto grupo de eminentes nomes da literatura em língua portuguesa que já receberam o Prêmio Camões. Antes dele, indivíduos como Mia Couto, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, Lygia Fagundes Telles, José Saramago, Jorge Amado e Rachel de Queiroz também foram agraciados com a honraria.

Além do reconhecimento simbólico, o Prêmio Camões concede aos seus vencedores um valor de 100.000 euros. Este valor é dividido igualmente entre a Fundação Biblioteca Nacional e o governo português em parcelas.

Leia também:  Advogada se torna escritora e lança livro de crônicas

O Prêmio Camões e a importância da cultura brasileira e portuguesa na literatura mundial

O Prêmio Camões é resultado de uma parceria entre os governos brasileiro e português com um júri composto por cidadãos de ambos os países e de nações africanas cujo português é o idioma oficial. Com a entrega do prêmio a Chico Buarque, fica evidente a importância da cultura brasileira e portuguesa na literatura mundial. A cerimônia realizada em Sintra, Portugal, foi um momento marcante para ambos os países e uma celebração da língua portuguesa como um todo.

Notícia
Chico Buarque recebe o Prêmio Camões em cerimônia realizada em Sintra, Portugal.
O Prêmio Camões é uma honraria importante na literatura em língua portuguesa e homenageia autores que contribuíram para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua.
Chico Buarque ganhou o prêmio em 2019, mas só agora recebeu a honraria das mãos do presidente atual do Brasil, Lula.
O valor do prêmio é de 100.000 euros, dividido igualmente entre a Fundação Biblioteca Nacional e o governo português.
A entrega do Prêmio Camões para Chico Buarque destaca a importância da cultura brasileira e portuguesa na literatura mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *