Chico Buarque recebe Prêmio Camões de Literatura

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O cantor e escritor brasileiro Chico Buarque foi agraciado com o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário em língua portuguesa, em cerimônia realizada na última segunda-feira (24) no Palácio Queluz, em Lisboa. O evento contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Prêmio Camões é uma homenagem criada em 1988 para destacar autores cujas obras contribuem para a projeção e enriquecimento cultural da língua portuguesa. Chico Buarque recebeu o prêmio no valor de 100 mil euros. Em 2019, ele já havia sido agraciado com o Prêmio Luiz Vaz de Camões de Literatura, mas a entrega não foi formalizada pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Leia também:  Chico Buarque recebe Prêmio Camões de Literatura

Durante a cerimônia, Lula afirmou que corrigir essa injustiça era uma satisfação para ele e ressaltou a importância da cultura e da arte como formas de expressão e liberdade. Chico Buarque também falou sobre a importância da cultura e da arte como formas de resistência política e afirmou que “quatro anos, com uma pandemia pelo meio, davam às vezes a impressão de que um tempo bem mais longo havia transcorrido” desde o anúncio do seu Prêmio Camões.

A obra de Chico Buarque é um retrato fiel da cultura brasileira e uma fonte de inspiração para muitos artistas e escritores. O reconhecimento com o Prêmio Camões é uma justa homenagem a um dos maiores talentos da língua portuguesa.

Leia também:  Literatura desvenda polarização na sociedade, diz Carla Madeira
O que aconteceu? Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões de Literatura em língua portuguesa.
Quando? Nesta segunda-feira (24).
Onde? No Palácio Queluz, em Lisboa.
Quem estava presente? Luiz Inácio Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa.
O que é o Prêmio Camões? Prêmio criado em 1988 por Brasil e Portugal para homenagear autores que contribuem para a projeção e enriquecimento cultural da língua portuguesa.
Outras informações: Chico Buarque já havia recebido anteriormente o Prêmio Luiz Vaz de Camões em 2019, mas não teve sua entrega formalizada pelo então presidente Jair Bolsonaro. Em seu discurso durante a cerimônia atual, Chico destacou que arte e cultura estão entrelaçadas com a política e com nossos ideais de liberdade e democracia, e lembrou dos autores e artistas brasileiros humilhados nos últimos anos de censura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *