Chico Buarque recebe Prêmio Camões em Lisboa

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O renomado artista brasileiro, Chico Buarque, recebeu nesta segunda-feira (24) o Prêmio Camões em reconhecimento à sua produção literária. A cerimônia aconteceu no Palácio Queluz em Lisboa e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do líder português Marcelo Rebelo de Sousa, que entregaram o prêmio ao artista.

O Prêmio Camões, criado pelo Brasil e Portugal em 1988, é considerado o principal prêmio da literatura em língua portuguesa e tem como objetivo honrar autores que contribuem para a projeção e enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. O júri é composto por brasileiros, portugueses e africanos e o vencedor recebe 100 mil euros como prêmio.

Chico Buarque é conhecido por sua versatilidade artística, sendo músico, dramaturgo e escritor. Estreou como escritor em 1974 com a novela Fazenda Modelo e escreveu livros infantis, romances e peças teatrais de grande sucesso, como Roda Viva (1968), Calabar (1972), Gota D’Água (1974) e Ópera do Malandro (1978). O artista se tornou o 13º brasileiro a receber o Prêmio Camões, que já foi concedido a outros escritores renomados como Raduan Nassar (2016), Ferreira Goulart (2010), Lygia Fagundes Telles (2005) e Jorge Amado (1994).

Leia também:  Professor da UFMG lança tradução de obra fundadora da modernidade literária ocidental.

Durante a cerimônia, Chico Buarque expressou sua satisfação em ser reconhecido como compositor popular no Brasil e como um jovem gajo em Portugal, fazendo referência a uma de suas músicas mais conhecidas, Tanto Mar. O presidente Lula destacou que o trabalho de Chico Buarque foi capaz de transformar as vidas cotidianas das pessoas em poesias extraordinárias.

Além da cerimônia do Prêmio Camões, o presidente Lula está em visita oficial a Portugal desde sexta-feira (21) e participou de um encontro com empresários. Na terça-feira (25), ele será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa antes de seguir para Madri, capital da Espanha, para uma visita oficial de eventos até quarta-feira (26).

Leia também:  Mistérios aconchegantes conquistam o audiovisual
Notícia O Prêmio Camões foi concedido ao artista brasileiro Chico Buarque em cerimônia realizada no Palácio Queluz em Lisboa.
Data 24 de abril de 2021
Prêmio Prêmio Camões, o principal prêmio da literatura em língua portuguesa
Valor 100 mil euros
Reconhecimento Chico Buarque foi contemplado com o prêmio levando em conta toda a sua produção literária.
Outros brasileiros premiados Jorge Amado (1994), Lygia Fagundes Telles (2005), Ferreira Goulart (2010) e Raduan Nassar (2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *