Desenhista da Turma da Mônica é preterido pela ABL em polêmica sobre literatura infantojuvenil

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Autor português é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras em meio a polêmica sobre o que pode ou não ser considerado literatura

O escritor português Ricardo Cavaliere foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) com 35 votos a favor e 2 votos contra. A decisão deixou de lado a expectativa de muitos fãs do criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. Durante a semana dedicada à literatura e língua portuguesa em 2023, o escritor Pedro Ivo Escañoela discutiu a polêmica sobre o que pode ou não ser considerado literatura. Para ele, os quadrinhos têm uma função importante no primeiro contato das crianças e adolescentes com a leitura.

Especialista defende a inclusão dos quadrinhos como obras literárias

Escañoela afirma que a maioria dos brasileiros já leu pelo menos um quadrinho da Turma da Mônica, o que mostra que os gibis são obras literárias assim como fan fics. Para o especialista, a literatura e a língua devem caminhar de mãos dadas, pois a língua tem um sabor muito específico para a literatura. A recusa da candidatura de Mauricio de Sousa pela Academia Brasileira de Letras foi uma queixa para os internautas, e para Escañoela, a Academia perdeu uma oportunidade de mostrar inovação.

Leia também:  Chico Buarque recebe Prêmio Camões de Literatura

Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona é celebrado pelos países Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a data é comemorada na mesma semana do dia da literatura. São realizados eventos durante todo o mês de maio com conferências, produções cinematográficas e documentários temáticos. Nos dias 5 e 6 de maio, o Museu da Língua Portuguesa oferecerá programação gratuita destacando as belezas e inovações da linguagem e da literatura.

Gibis da Turma da Mônica promovem a leitura no Brasil

Cerca de 48% da população brasileira, ou quase 100 milhões de pessoas, não são leitores. O escritor ressalta que trabalhou como professor de literatura no Brasil por 10 anos e sabe como é difícil despertar o interesse do adolescente para a leitura. Ele afirma que os gibis da Mônica têm grande importância no processo não só de alfabetização, mas também na promoção da leitura por si só.

Leia também:  20 Clássicos da Literatura Brasileira: Conheça as Obras Fundamentais!
Notícia
Durante a semana dedicada à literatura e à língua portuguesa em 2023, o autor dos “Cacos de Luz” discorre sobre a relevância dos quadrinhos para jovens.
Ricardo Cavaliere é eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras por 35 votos a 2, superando a expectativa de que Mauricio de Sousa fosse o escolhido.
O escritor Pedro Ivo Escañoela afirma que os críticos ainda são elitistas e não permitem novas pessoas na “panelinha”, e que os quadrinhos são importantes para o primeiro contato que crianças e adolescentes têm com a leitura.
O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona é comemorado pelos países Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Os gibis da Turma da Mônica têm grande importância no processo de alfabetização e na promoção da leitura por si só, segundo o escritor.
São realizados eventos durante todo o mês de maio para celebrar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, incluindo programação gratuita no Museu da Língua Portuguesa nos dias 5 e 6 de maio.
Leia também:  Comarca de Itajaí arrecada livros para instituição infantojuvenil.

Com informações do site TV Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *