20 Clássicos da Literatura Brasileira: Conheça as Obras Fundamentais!

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No conjunto de 20 obras clássicas da literatura brasileira, encontramos uma variedade de gêneros e épocas que fazem parte da tradição literária do nosso país. Essas obras resistiram ao tempo e refletem muito sobre a cultura brasileira.

Marília de Dirceu:

Uma obra do movimento arcadista brasileiro escrita por Tomás Antônio Gonzaga. Inspirada no amor entre o autor e sua jovem noiva mineira, Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, essa obra está dividida em duas partes e apresenta elementos bucólicos.

Noite na Taverna:

Álvares de Azevedo criou uma novela sombria do movimento romântico. A história explora elementos como sexo, violência e morte, além de reflexões sobre a existência humana. O enredo central se passa em uma taverna onde jovens boêmios se reúnem para beber e contar histórias trágicas e imorais.

Leia também:  Semana de Arte, Cultura e Literatura oferece 65 ações culturais em Curitiba

O Navio Negreiro:

Este poema abolicionista escrito por Castro Alves retrata o transporte desumano de africanos para serem escravizados no Brasil. A obra expõe a luta pela liberdade dos escravos.

Iracema:

Um romance indianista idealizado por José de Alencar que narra a origem do povo brasileiro através do amor entre a indígena Iracema e o português Martim. No entanto, para viver esse amor, Iracema precisa trair os costumes de seu povo.

A Moreninha:

Um romance urbano escrito por Joaquim Manuel de Macedo. A história conta a trajetória de amor entre os personagens Augusto e Carolina, apelidada de “Moreninha”. A narrativa começa com uma aposta entre os estudantes de medicina Filipe e Augusto.

A Escrava Isaura:

A obra escrita por Bernardo Guimarães conta a história da heroína Isaura, uma escrava branca educada como uma mulher branca e livre. A luta pela liberdade da protagonista é o tema central dessa obra.

Leia também:  Advogada se torna escritora e lança livro de crônicas

Outras obras de destaque são O Noviço (Martins Pena), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), O Cortiço (Aluísio Azevedo), Broquéis (Cruz e Sousa), Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto), Macunaíma (Mário de Andrade), Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles), O Tempo e o Vento (Erico Verissimo), Grande Sertão: Veredas (João Guimarães Rosa), Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus), A Hora da Estrela (Clarice Lispector), Poema Sujo (Ferreira Gullar), Catatau (Paulo Leminski) e Morangos Mofados (Caio Fernando Abreu).

Essas obras literárias brasileiras proporcionam uma imersão na cultura do país e refletem as diversas épocas históricas que o Brasil passou. São obras que resistiram ao tempo e têm grande relevância na literatura mundial.

Leia também:  Figura da literatura francesa, Philippe Sollers, morre aos 86 anos
Obra Autor Estilo
Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga Arcadismo
Noite na Taverna Álvares de Azevedo Romantismo
O navio negreiro Castro Alves Poesia abolicionista
Iracema José de Alencar Indianismo
A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo Romantismo
A escrava Isaura Bernardo Guimarães Abolicionismo
O Noviço Martins Pena Teatro de costumes
Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis Realismo
O Cortiço Aluísio Azevedo Naturalismo
Broquéis Cruz e Sousa Simbolismo
Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto Pré-modernismo
Macunaíma Mário de Andrade Modernismo
Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles Poesia histórica
O Tempo e o Vento Erico Verissimo Realismo regionalista
Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa Modernismo regionalista
Quarto de Despejo Carolina Maria de Jesus Memórias
A Hora da Estrela Clarice Lispector Pós-modernismo
Poema Sujo Ferreira Gullar Poesia concreta
Catatau Paulo Leminski Pós-modernismo
Morangos Mofados Caio Fernando Abreu Contos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *