Destaque literário de 2022 premiado no Troféu Açorianos.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Na noite de terça-feira, 28 de junho de 2022, ocorreu a premiação do Açorianos de Literatura no Teatro Renascença, em Porto Alegre. A cerimônia teve como objetivo reconhecer os profissionais mais notáveis da área literária. O gestor de Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Sérgius Gonzaga, e o escritor Altair Martins conduziram a noite. A apresentação musical ficou por conta de Matheus Alves e Guilherme Goulart.

Os homenageados foram revelados durante a programação da noite. Na categoria Infantil, Fabiana Sasi foi premiada com sua obra “O Fio da Memória”. Philippe Alencar ganhou na categoria Infantojuvenil com sua obra “Lua Rubra”. Já Julio Zanotta foi o contemplado na categoria Dramaturgia com sua obra “Milkshakespeare”. Sergio Faraco recebeu o prêmio na categoria Crônica pela sua obra “As Noivas Fantasmas e Outros Casos”. Tobias Carvalho ganhou o título na categoria Conto com a obra “Visão Noturna”. Carlos Nejar foi agraciado na categoria Poesia pela obra “Inventação da Infância”, enquanto Ricardo Timm de Souza recebeu o prêmio na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades pela obra “Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência”.

Leia também:  O poder da história: Submundo, o épico de Don DeLillo

Os Vencedores Especiais foram Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym pela obra Shiki, Inventor do Haicai Moderno. Taiasmin Ohnmacht venceu na categoria Narrativa Longa com “Vozes de Retratos Íntimos”. Tobias Carvalho foi novamente agraciado com o Livro do Ano pela obra “Visão Noturna”. Além disso, houve homenagens especiais para Alexandre Brito, Biblioteca Jardim das Letras, Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa de Misericórdia, Editora Bestiário, Gilberto Schwartsmann, Professora Lea Masina e Projeto Orisun Oro – Editora de Poesia Amefricana e Ronald Augusto.

O Açorianos da Literatura é uma premiação anual que reconhece obras literárias notáveis do ano anterior. Durante a cerimônia deste ano, os vencedores foram selecionados por um júri competente no campo da literatura. Com base em suas habilidades em contar histórias inovadoras e emocionantes em várias categorias literárias, os escritores premiados receberam seus prêmios merecidamente.

Leia também:  Oceanos 2023: mais de 2,6 mil obras de 12 países concorrem ao prêmio
Categoria Escritor(a) Obra
Infantil Fabiana Sasi O Fio da Memória
Infantojuvenil Philippe Alencar Lua Rubra
Dramaturgia Julio Zanotta Milkshakespeare
Crônica Sergio Faraco As Noivas Fantasmas e Outros Casos
Conto Tobias Carvalho Visão Noturna
Poesia Carlos Nejar Inventação da Infância
Ensaio de Literatura e Humanidades Ricardo Timm de Souza Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência
Vencedores Especiais Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym Shiki, Inventor do Haicai Moderno
Narrativa Longa Taiasmin Ohnmacht Vozes de Retratos Íntimos
Livro do Ano Tobias Carvalho Visão Noturna

O evento Açorianos de Literatura aconteceu no dia 28 de junho de 2022 e contou com a presença do gestor de Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e do escritor Altair Martins como apresentadores. Durante a cerimônia foram anunciados os ganhadores em diferentes categorias literárias. O objetivo do evento é reconhecer as obras literárias mais notáveis ​​do ano anterior. Os escritores premiados foram escolhidos por um júri competente no campo da literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *