Dia do Livro em Cuba celebra indústria editorial e literatura com eventos diversos.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Instituto Cubano de Livros promove diversas atividades em comemoração ao Dia do Livro Cubano, celebrado em 31 de março. Com o objetivo de homenagear figuras importantes da indústria literária e estimular a leitura, a instituição promove trocas culturais com autores, exposições de textos, cursos e muito mais.

Entre as várias ações realizadas, destacam-se a comemoração anual da criação da Gráfica Nacional na Livraria Fayad Jamís, em Havana, e o lançamento do livro vencedor do Prêmio Edição Nacional Norberto Codina, “O pavilhão dos amigos”. Além disso, a compilação de poemas “Criogenia”, escrita por Giselle Lucía Navarro em colaboração com as tradutoras italianas Laura Mariottini e Alessandro Orrichio, foi lançada através da Agência Literária Latino-Americana.

Leia também:  Mães leitoras, escritoras e personagens: o papel da maternidade na literatura.

Um calendário de festividades ainda convida a todos para a Fiesta del Livro Crianças nas Aulas do Museu. O evento acontecerá entre os dias 1º e 8 de abril e contará com apresentações literárias, cursos criativos, peças teatrais, exposições e muitas outras atrações.

A Gráfica Nacional na Livraria Fayad Jamís é um marco importante na história da indústria editorial cubana. A partir desse momento, todo um sistema de editoras nacionais e provinciais foi criado para promover o universo literário do país. A data é uma homenagem ao primeiro passo dado na confirmação do sistema editorial da maior das Antilhas em 1959, sob o comando do escritor Alejo Carpentier, quando foi publicado “O Engenhoso Hidalgo Don Quixote de la Mancha”, obra-prima da literatura espanhola escrita por Miguel de Cervantes e Saavedra. Posteriormente, a instituição passou a ser chamada Editora Nacional em 1962 e, mais tarde, Instituto Cubano de Livros em 1967.

Leia também:  Projeto LiterArte valoriza literatura indígena brasileira

As atividades organizadas pelo Instituto Cubano de Livros têm como objetivo estimular a leitura e celebrar figuras importantes da indústria literária. Além disso, os eventos também disponibilizam novas obras para pessoas de todas as idades, contribuindo para que cada vez mais indivíduos possam desfrutar dos benefícios da leitura.

Atividades do Instituto Cubano de Livros
Evento anual em comemoração à criação da Gráfica Nacional na Livraria Fayad Jamís.
Promoção do livro “O pavilhão dos amigos”, vencedor do Prêmio Edição Nacional Norberto Codina.
Lançamento da compilação de poemas “Criogenia”, escrita por Giselle Lucía Navarro em colaboração com as tradutoras italianas Laura Mariottini e Alessandro Orrichio.
Fiesta del Livro Crianças nas Aulas do Museu, com apresentações literárias, cursos criativos, peças teatrais e exposições.
Celebração do Dia do Livro Cubano em 31 de março, em homenagem ao primeiro passo dado na confirmação do sistema editorial da maior das Antilhas em 1959.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *