Projeto LiterArte valoriza literatura indígena brasileira

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa apresentou nesta terça-feira (25) o projeto LiterArte, com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita literária e outras habilidades artísticas entre estudantes do Ensino Médio. A iniciativa tem como intuito ampliar o repertório cultural dos alunos e fomentar a escrita e a leitura literária, além de promover conhecimento sobre a cultura indígena brasileira.

Criado pela escola em 2009, o LiterArte promoveu uma palestra durante a inauguração do evento, ministrada pelo professor historiador João Paulo Peixoto, pesquisador da cultura indígena no Piauí. O diálogo teve como objetivo estimular a interação dos estudantes com a cultura indígena e ampliar o conhecimento sobre o tema.

Com o tema “Literatura de autoria indígena brasileira: resistência ao apagamento étnico”, direcionado pela prova de redação do Enem 2022 “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, os alunos puderam expandir seus conhecimentos sobre os povos originários, suas tradições, costumes e questões políticas e de identidade.

Leia também:  Chico Buarque recebe Prêmio Camões de Literatura

Iúna Paiva, professora de Língua Portuguesa do centro educacional, destaca que a literatura é fundamental para o processo educativo, pois instiga não apenas o hábito da leitura, mas também fornece instrumentos necessários para a proficiência do mundo enquanto linguagem. O projeto justifica-se por incentivar a leitura, promover o letramento literário no ambiente escolar e abordar temáticas atuais que propiciam a reflexão crítica e estabelecem relações entre as diversas áreas do conhecimento.

O projeto LiterArte tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela literatura indígena brasileira, contribuindo para o seu desenvolvimento cultural e educacional durante todo o ano letivo.

Notícia
O Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa inaugurou o projeto LiterArte com o tema “Literatura de autoria indígena brasileira: resistência ao apagamento étnico”, visando incentivar a leitura e escrita literária, além de outras habilidades artísticas entre estudantes do Ensino Médio.
O projeto LiterArte foi criado em 2009 e tem como objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes, fomentar a escrita e a leitura literária, além de proporcionar conhecimento sobre a cultura indígena brasileira.
O tema deste ano foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, permitindo que os alunos ampliassem seu conhecimento sobre os povos originários, seus costumes, tradições e as questões de identidade e políticas.
O projeto LiterArte é importante porque promove o letramento literário no ambiente escolar, aborda temáticas atuais que propiciam a reflexão crítica e estabelecem relações entre as diversas áreas do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *