Edição completa de Antonio Candido lançada pela Todavia

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A editora Todavia acaba de republicar a obra completa de Antonio Candido, um dos grandes escritores brasileiros do século XX. Candido, que foi um dos maiores intérpretes do Brasil ao lado de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr., não só estudou a literatura, mas também o país em si. A reedição dos 17 volumes é uma oportunidade imperdível para se familiarizar ou revisitar a obra de Candido.

Entre os livros republicados estão cinco que refletem o cerne do pensamento do autor: “Formação da Literatura Brasileira – Momentos Decisivos” (1959), “Os Parceiros do Rio Bonito” (1964), “Literatura e Sociedade” (1965), “Iniciação à Literatura Brasileira” (1987) e “O Discurso e a Cidade” (1993).

Leia também:  Espetáculos teatrais infantis grátis no Shopping Metrô Tatuapé

Candido desenvolveu um método que se baseia no pensamento social e na técnica de “close reading” dos americanos, que ele aplicou em sua obra “Formação da Literatura Brasileira”. Para Candido, é a escrita e a forma literária que dão sentido a um romance, poema ou peça teatral. Um exemplo notável de sua visão é o ensaio “Dialética da malandragem” (1970), no qual ele desvendou a estrutura formal de “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, que está presente no livro “O Discurso e a Cidade”. A interpretação de Candido sobre o Brasil mostrou personagens populares se equilibrando entre a “ordem” e a “desordem” da sociedade.

Candido também se preocupou em mostrar como o sistema literário do país se desenvolveu em “Formação da Literatura Brasileira”. Segundo ele, o período do Barroco teve apenas algumas manifestações esparsas, incluindo Padre Vieira e Gregório de Matos. O sistema literário só foi consolidado com o Arcadismo e o Romantismo.

Leia também:  Biógrafo soluciona mistério da morte de Edgar Allan Poe

Para Candido, o Brasil só alcançou um “sistema consolidado” com Machado de Assis em “Os Parceiros do Rio Bonito”. O autor de “Dom Casmurro” conseguiu atingir um público amplo e inovou ao incorporar influências do passado (como José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida) e também a escrita de autores estrangeiros. Ele foi o primeiro autor brasileiro a resolver a dialética entre o local e o cosmopolita, fugindo da literatura amena, pitoresca e nacionalista dos românticos.

O caso Machado de Assis também destaca a questão histórica fundamental na fórmula de Candido. Com o sistema literário consolidado, o Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura antes de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos. A republicação da obra completa de Antonio Candido é uma oportunidade imperdível para conhecer ou revisitar as obras deste grande escritor brasileiro.

Leia também:  Semana de Arte, Cultura e Literatura oferece 65 ações culturais em Curitiba
Editora Todavia
Autor Antonio Candido
Obras republicadas 17 volumes, incluindo “Formação da Literatura Brasileira”, “Os Parceiros do Rio Bonito”, “Literatura e Sociedade”, “Iniciação à Literatura Brasileira” e “O Discurso e a Cidade”
Importância Antonio Candido é um dos maiores escritores brasileiros do século 20 e sua obra é fundamental para entender a cultura e a política do país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *