Enheduanna: a primeira autora da história.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Enheduanna, a sacerdotisa mais antiga da história, é também a primeira escritora conhecida da humanidade. Ela viveu há cerca de cinco mil anos, na Mesopotâmia, e utilizou um sistema de escrita inovador para sua época – o cuneiforme – para escrever seus textos em primeira pessoa. Foi uma pioneira ao reivindicar a autoria de suas obras, algo incomum na época em que a escrita era utilizada apenas para manter registros.

Nascida no século 23 a.C., filha do rei Sargão de Akkad, Enheduanna tornou-se alta sacerdotisa de Nanna, o deus da lua, na cidade de Ur. Foi nomeada para o cargo pelo próprio pai, mas acabou sendo deposta por um rei sumério e forçada a se exilar. Esse período difícil é retratado em seu poema “A Exaltação de Inanna”, no qual ela implora à deusa Inanna para recuperar sua posição como sacerdotisa.

Leia também:  Prêmio Kindle de Literatura: concorra a R$50 mil

Apesar de alguns arqueólogos questionarem a autoria dos textos de Enheduanna devido à alfabetização feminina da época, exposições recentes mostraram artefatos que sugerem que ela é, de fato, a autora. Seu poema “A Exaltação de Inanna” é um dos textos mais famosos e frequentemente utilizado para defender sua autoria. Embora ainda haja quem duvide da autoria da obra literária, ela permanece uma importante figura histórica como uma sacerdotisa que lutou para recuperar seu lugar na sociedade suméria da Mesopotâmia antiga, além de ter sido a primeira escritora conhecida da história.

Cuneiforme Enheduanna Poema “A Exaltação de Inanna”
Primeiro tipo de escrita conhecido Primeira escritora da história Um dos textos mais famosos
Desenvolvido pelos sumérios há cerca de 5 mil anos Filha do rei Sargão de Akkad Retrata o período conturbado em que foi exilada
Utilizado para manter registros Nomeada alta sacerdotisa do deus da lua, Nanna Defende sua autoria
Ampliado por Enheduanna cerca de mil anos depois de sua criação Seus textos foram ensinados por muitos anos nas escolas de escribas Permanece como uma importante figura histórica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *