Troféu Açorianos premia livros gaúchos de 2021.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Nesta terça-feira, dia 10 de outubro, ocorrerá a cerimônia de entrega do Troféu Açorianos de Literatura em Porto Alegre, premiando os melhores livros publicados em 2021. A premiação, que tem como objetivo reconhecer a produção literária local, acontecerá às 20h no Teatro Renascença e é aberto ao público.

Foram inscritas 177 obras em nove categorias distintas: Conto, Crônica, Dramaturgia, Ensaio de Literatura e Humanidades, Especial, Infantil, Infantojuvenil, Narrativa Longa e Poesia. O Troféu Açorianos é seletivo em relação aos candidatos, sendo aceito apenas autores naturais ou residentes em Porto Alegre ou que tenham publicado por uma editora da região. Entretanto, também são aceitas obras de autores gaúchos que publicaram fora do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo Sergius Gonzaga, coordenador de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa do município, o prêmio dá um sentimento de orgulho aos autores vencedores. Além disso, o prêmio pode trazer um impulso para suas carreiras literárias e motivá-los a continuar avançando. O Livro do Ano será eleito entre os vencedores das nove categorias e sete pessoas serão homenageadas em 2023 pela relevância em sua obra completa.

Leia também:  Sina Poética celebra literatura feminina em Santa Maria

Mesmo em um contexto de pandemia, a produção literária segue firme e forte, como atesta o número expressivo de obras inscritas para o Troféu Açorianos. Afinal, a produção literária ainda é bastante valorizada em meio aos avanços tecnológicos.

O Troféu Açorianos de Literatura é um prêmio importante e muito aguardado pelos autores da cidade e pelos amantes da literatura. O evento é uma excelente oportunidade de prestigiar a literatura local e reconhecer os talentos da região. Não perca!

Categorias Número de obras inscritas Observações
Conto 25 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Crônica 20 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Dramaturgia 15 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Ensaio de Literatura e Humanidades 30 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Especial 5 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Infantil 20 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Infantojuvenil 22 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Narrativa Longa 25 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Poesia 15 O autor deve ser natural de Porto Alegre ou residir na cidade ou ainda ter publicado por uma editora da região.
Leia também:  6 Obras Imperdíveis: Literatura Nacional que Encanta

Observações: O Troféu Açorianos é voltado para a produção literária da cidade de Porto Alegre e é bastante seletivo quanto aos candidatos. Será eleito também o Livro do Ano entre os vencedores das nove categorias com sete pessoas homenageadas em 2023 pela relevância em sua obra completa. O evento ocorrerá às 20h no Teatro Renascença e é aberto ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *