Escolas municipais promovem ações para incentivar leitura

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino têm implementado diversas iniciativas para incentivar a leitura entre seus alunos. Com o intuito de despertar o interesse pela literatura e ampliar o universo literário dos estudantes, diversas atividades têm sido realizadas, incluindo apresentações teatrais, sebos, narrações de histórias e rodadas do livro.

No Centro de Educação Infantil Vereador Elói Camilo da Costa, localizado no bairro São Vicente, foi organizada uma representação teatral da história de Chapeuzinho Vermelho com a participação de 12 profissionais do CEI e 115 crianças que frequentam a instituição. A escola buscou transmitir às crianças o fascínio das artes e o encanto do universo literário, estimulando desde cedo o interesse pela leitura e pela literatura.

Leia também:  Livro gratuito de literatura da Guiana Francesa e Suriname reflete a realidade social e cultural dos países.

O CEI Ana da Silva Fontes, localizado no bairro Cordeiros, realizou o 1º Sebo Pegue e Pague por meio de uma proposta criada pela docente Alessandra Rodrigues. Neste evento, os 249 alunos da escola foram incentivados a adquirir livros usados através das doações feitas pelos familiares e funcionários da escola. A atividade teve como objetivo incentivar a leitura e também estimular a honestidade. Não havia vendedor no sebo e cada aluno era responsável por calcular o valor do livro, fazer o pagamento e pegar o troco, se necessário.

A Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, situada no bairro Itaipava, promoveu a 5ª Ciranda do Livro com permuta de obras entre os estudantes e contação de histórias envolvendo as crianças do CEI Nilton de Andrade, que está próximo à escola. A ideia da Ciranda é aproveitar um livro que já teve sua história conhecida pelos alunos e trocá-lo por outro. Dessa forma, novas histórias transitam entre as crianças e suas famílias, incentivando a leitura como fonte de conhecimento, prazer e entretenimento, além de ensinar sobre a importância do compartilhamento e da reciclagem.

Leia também:  Fernanda Takai apresenta prévia de show literário em Itajaí

Desde 2017, as iniciativas têm coletado livros para intercâmbio, sendo 1.134, 1.177, 1.194 e 1.445 livros nas quatro edições anteriores. Neste ano, a medida arrecadou cerca de 1.500 livros.

As iniciativas têm alcançado sucesso ao instigar a leitura nos estudantes da Rede Municipal através de atividades lúdicas e educativas. É essencial incentivar o hábito da leitura desde cedo para que no futuro possamos ter uma sociedade mais crítica e engajada na busca pelo conhecimento.

Escola Iniciativa Resultados
CEI Vereador Elói Camilo da Costa Representação teatral de Chapeuzinho Vermelho 12 profissionais e 115 crianças envolvidos
CEI Ana da Silva Fontes 1º Sebo Pegue e Pague 249 alunos participantes e arrecadação de livros usados
Escola Básica Judith Duarte de Oliveira 5ª Ciranda do Livro Permuta de 1.500 livros entre os estudantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *