Escritor lança livro infantojuvenil com protagonismo negro

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O lançamento de “A Terra das Coroas”, primeira obra da coleção Narrativas Sensíveis e Outras Histórias, é motivo de celebração para o escritor Yannikson. Em seu conto imaginário, o autor apresenta Tena, uma garota que com a ajuda de amigos, busca sua irmã na terra das coroas. A publicação foi fruto do trabalho de conclusão de curso na PUCRS, onde Yannikson estudou os estereótipos de personagens negros na literatura infantil brasileira.

Ator teatral e produtor cultural em Charqueadas, Yannikson quis trabalhar com personagens múltiplos para que as crianças negras pudessem se reconhecer como protagonistas positivos na literatura infantil. O autor percebeu a falta de representatividade negra em suas referências literárias da infância e decidiu mudar essa realidade. As ilustrações foram feitas por Bárbara Luiza Farias, uma mulher negra, para que houvesse uma complementação identitária e o objetivo é reinventar as imaginações para evitar estereótipos raciais.

Leia também:  Inscrições abertas para o 65º Prêmio Jabuti

Influência familiar e autoconhecimento na adolescência

Desde cedo, Yannikson narrava histórias em caderninhos e descobriu na escrita um refúgio da realidade e um lugar de autoconhecimento na adolescência. Ele foi influenciado pela sua trajetória familiar, já que cresceu cuidando de outras crianças ao lado dos seus irmãos. O autor ressalta que é fundamental não subestimar o público ao escrever obras infantojuvenis.

Janaína de Azevedo Baladão, curadora e editora da série Narrativas Sensíveis e Outras Histórias, destaca que a infância e adolescência são períodos intensos de descobertas e possibilidades, que podem ser explorados por meio de narrativas sensíveis e questionadoras. O livro “A Terra das Coroas” está em sua primeira semana de lançamento com eventos na PUCRS e Biblioteca Pública Municipal Profª Vera Maria Gauss em Charqueadas. Yannikson não descarta uma adaptação teatral ou audiovisual da obra.

Leia também:  Unidades de Ensino Promovem Ações Literárias Inovadoras

Para Yannikson, a representatividade negra na literatura infantojuvenil é fundamental e acredita que é importante que as crianças possam se ver como protagonistas positivos. Com “A Terra das Coroas”, o autor traz uma história imaginária que pode inspirar e encantar leitores de todas as idades.

.

Notícia: O livro “A Terra das Coroas” é a primeira obra da coleção Narrativas Sensíveis e Outras Histórias, de autoria do escritor Yannikson.
Objetivo: Trabalhar personagens múltiplos para que as crianças negras pudessem se reconhecer como protagonistas positivos na literatura infantil.
Ilustrações: As ilustrações são assinadas por Bárbara Luiza Farias, uma mulher negra, para que haja uma complementação identitária.
Influência: Yannikson foi influenciado pela sua trajetória familiar, já que cresceu cuidando de outras crianças ao lado dos seus irmãos.
Público-alvo: Crianças e adolescentes.
Lançamento: O livro “A Terra das Coroas” está em sua primeira semana de lançamento com eventos na PUCRS e Biblioteca Pública Municipal Profª Vera Maria Gauss em Charqueadas.
Adaptação: Yannikson não descarta uma adaptação teatral ou audiovisual da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *