Festival Mundial de Vozes PEN America: literatura global em destaque

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Festival Global de Vozes PEN America deste ano está programado para acontecer entre os dias 10 e 13 de maio, com a presença de cem escritores vindos de 27 países diferentes, em Nova York e Los Angeles. O objetivo do evento é unir narrativas universais e ampliar a compreensão das pessoas por meio da força da narrativa. A intenção é trazer perspectivas globais para os problemas atuais, enquanto os palestrantes compartilham suas histórias únicas.

A ideia para o festival surgiu após os ataques terroristas de 11 de setembro, com o intuito de unir escritores em todo o mundo em comunhão. De acordo com Clarisse Rosaz Shariyf, líder do evento, o trabalho dos escritores é fundamental para conectar pessoas e colocá-las em contato com sua humanidade comum.

Leia também:  Diversos e Diálogos: Encontro da Literatura Periférica em BH

Dentre os diversos palestrantes confirmados, está Ta-Nehisi Coates, que irá falar sobre os ataques à liberdade de expressão. Além disso, haverá um painel sobre jornalistas e escritores exilados, incluindo a autora Masha Gessen, que escreve sobre a Rússia. Outro tema abordado será como a identidade molda o trabalho dos escritores latino-americanos.

Escritores ucranianos e tradutores em destaque

Um dos destaques será um painel composto por escritores ucranianos, incluindo o casal Artem Chapeye e Iryna Tsilyk. Enquanto a poeta Iryna fará uma apresentação ao vivo em Nova York, Artem participará remotamente da zona de exclusão de Chernobyl, onde é um soldado das Forças de Defesa. Ele escreveu recentemente um artigo intitulado “Sou um soldado ucraniano e aceitei minha morte”.

Leia também:  Profice aprova 28 projetos literários no Paraná.

Outro evento marcante será uma competição amistosa entre dois tradutores que terão o desafio de traduzir um mesmo texto, sem se comunicarem. Além disso, haverá tradutores apresentando novos trabalhos e competindo pela aprovação do público em relação à versão que eles criarem.

O evento será transmitido ao vivo, e outros eventos gravados estarão disponíveis cerca de um mês depois nas redes sociais do PEN America e no YouTube. A organização espera que os participantes possam encontrar conforto e significado por meio da literatura internacional, que permite novas perspectivas.

Evento Data Palestrantes
Festival Global de Vozes PEN America 10 a 13 de maio Cem escritores de 27 países diferentes, incluindo Ta-Nehisi Coates e Masha Gessen
Painel sobre jornalistas e escritores exilados Não especificado Masha Gessen e outros palestrantes
Identidade na literatura latino-americana Não especificado Palestrantes latino-americanos
Painel de escritores ucranianos Não especificado Artem Chapeye e Iryna Tsilyk
Competição amistosa de tradução Não especificado Dois tradutores
Leia também:  Sábado no Mercado leva cultura e literatura a Petrópolis.

Com informações do site ShareAmerica (.gov).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *