Jornalista critica Mauricio de Sousa em disputa na ABL: Gibi não é literatura

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O jornalista James Akel, de 69 anos, é candidato à cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras (ABL), concorrendo com o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. A ABL tem como objetivo a preservação da literatura brasileira e da língua portuguesa como patrimônios culturais.

Em entrevista à revista Veja, Akel criticou a visão de Sousa sobre histórias em quadrinhos, defendendo que não deveriam ser consideradas literatura, mas sim entretenimento. Além disso, discordou da opinião de que a Turma da Mônica ajuda no processo de alfabetização dos brasileiros, afirmando que os quadrinhos não possuem valor literário e não devem ser valorizados em detrimento dos livros.

Akel afirmou que usa “livros de verdade” e que sua candidatura na ABL visa preservar a língua portuguesa e a literatura nacional.

Leia também:  Troféu Açorianos 2022 premia destaques da literatura

Mauricio de Sousa, por outro lado, pretende incentivar crianças e jovens a conhecer melhor a literatura brasileira e seus grandes autores através da Turma da Mônica. Ele anunciou sua candidatura para ocupar a mesma cadeira na Academia Brasileira de Letras em março deste ano.

A disputa pela cadeira na ABL é importante para a preservação da literatura e língua portuguesa como patrimônios culturais brasileiros. É interessante que haja diferentes candidatos com opiniões e propostas distintas, já que a diversidade de ideias é um dos pilares da democracia e promove um debate construtivo em busca do melhor para o país.

Jornalista James Akel concorre com Mauricio de Sousa à cadeira na ABL
James Akel, de 69 anos, disputa a cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras com Mauricio de Sousa.
Akel criticou o criador da Turma da Mônica e afirmou que histórias em quadrinhos não deveriam ser consideradas como literatura.
Mauricio de Sousa pretende incentivar as crianças e jovens a conhecer melhor a literatura brasileira através da Turma da Mônica.
A disputa é importante para a preservação da literatura e língua portuguesa como patrimônios culturais brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *