José Saramago: 25 anos do Nobel de Literatura em especial do Jornal Cândido.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná, destaca em seu especial deste mês os 25 anos do Nobel de Literatura concedido ao escritor português José Saramago (1922-2010). A matéria, escrita por Juliana Sehn, traz a participação de especialistas na obra do autor, que discutem seu trabalho caracterizado pela visão crítica do mundo e denúncia das injustiças sociais.

Para Patrícia Cardoso, coordenadora da Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná, organizadora da exposição “José Saramago: Voltar aos Passos que Foram Dados” atualmente na Biblioteca Pública, Saramago era um ativista e sua preocupação não se limitava ao âmbito literário. A capacidade de abordar questões universais dos leitores é uma qualidade que destacou Saramago como candidato ao Nobel.

Leia também:  Tênis e literatura: a paixão secreta de Swiatek

Além da matéria sobre Saramago, o jornal traz um ensaio fotográfico de Larissa Maira, poemas de Ana Botner e Hannah Arendt (traduzidos por Daniel Arelli), conto de Richard Roch e um artigo de Renan Hayashi na coluna Pensata. A capa é ilustrada por Ju Coelho.

A reportagem inclui ainda uma entrevista com Violante Saramago, filha de José Saramago, além dos depoimentos dos admiradores que acompanharam sua única visita a Curitiba em 2000. O conteúdo completo pode ser acessado na página candido.bpp.pr.gov.br ou pode ser baixado gratuitamente.

O especial do jornal Cândido oferece uma visão ampla sobre a vida e obra de José Saramago, apresentando seus principais trabalhos e destacando sua preocupação com as questões sociais. A exposição “José Saramago: Voltar aos Passos que Foram Dados” é uma oportunidade para os fãs do autor conhecerem mais sobre sua vida e obra.

Leia também:  Shakespeare em Veneza: reflexões jurídicas

O conteúdo completo pode ser facilmente acessado pelo site da Biblioteca Pública do Paraná ou por download gratuito.

Notícia O jornal Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná, apresenta em seu especial desse mês a trajetória e o legado do escritor português José Saramago (1922-2010), único autor em língua portuguesa a receber o prêmio Nobel de Literatura há vinte e cinco anos. A matéria escrita por Juliana Sehn conta com a participação de especialistas na obra do autor que discutem sobre seu trabalho, que é caracterizado por sua visão crítica do mundo e denúncias das injustiças sociais.
Destaque A matéria apresenta a exposição “José Saramago: Voltar aos Passos que Foram Dados” atualmente em exibição na Biblioteca Pública do Paraná, organizada pela Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná, que oferece uma oportunidade para os fãs do autor conhecerem um pouco mais sobre sua vida e obra.
Outros destaques O jornal também oferece poesias, ensaios fotográficos e contos de outros autores, além de uma entrevista com a filha de Saramago e depoimentos de admiradores que acompanharam sua única visita a Curitiba em 2000.
Acesso O conteúdo completo pode ser acessado na página candido.bpp.pr.gov.br ou pode ser baixado gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *