Leitura imperdível: 10 obras de literatura indígena para celebrar a cultura.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No mês de abril, comemora-se o Dia do Índio, uma data que visa enaltecer e homenagear a cultura dos povos nativos. E para celebrar essa ocasião, é recomendável apreciar obras literárias indígenas que retratam suas histórias e tradições.

Existem diversas obras escritas por autores indígenas ou que abordam a vida desses povos, e abaixo listamos dez sugestões:

Conheça 10 obras literárias para celebrar o Dia do Índio:

1) “A queda do céu”, de Davi Kopenawa e Bruce Albert: Neste livro, o xamã yanomami Davi Kopenawa relata sua história e luta pela preservação da cultura yanomami.

2) “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak: O autor reflete sobre a relação entre natureza e humanidade, além de discorrer sobre os impactos da colonização nos povos indígenas.

3) “Mitologia dos índios amazônicos”, de Daniel Munduruku: O livro apresenta lendas e histórias das diferentes etnias da região amazônica.

Leia também:  Torto Arado : É essa a literatura periférica?

4) “Contos indígenas brasileiros”, de Daniel Munduruku: Nesta obra, o autor reúne contos populares de diferentes povos indígenas do Brasil.

5) “Histórias da Terra Indígena Araribá”, de Felipe Kaue Moya: O livro apresenta histórias orais narradas pelos anciãos da Terra Indígena Araribá, em São Paulo.

6) “O caminho dos ancestrais”, de Kaká Werá Jecupé: O autor reflete sobre as relações entre os seres humanos e o meio ambiente a partir da sabedoria dos povos originários.

7) “O canto do uirapuru”, de Alberto Mussa: Este livro traz uma narrativa ficcional que mistura elementos da cultura indígena com a história do Brasil.

8) “A pena e a lança”, de Eliane Potiguara: A autora, que é potiguara, conta a história de seu povo e fala sobre temas como violência contra as mulheres indígenas.

9) “As histórias mais lindas da minha avó”, de Kerexu Yxapyry: Neste livro, a escritora guarani-kaiowá apresenta contos populares de sua cultura.

Leia também:  LiterArte: valorização da literatura indígena no ensino médio.

10) “O beijo na parede”, de Sérgio Buarque de Holanda: Apesar de não ter sido escrito por um autor indígena, este livro é uma coletânea de narrativas orais recolhidas dos povos bororo e xavante.

É importante ressaltar a relevância dessas obras literárias para valorizar e preservar a cultura dos povos indígenas. Além disso, é fundamental que esses livros sejam lidos e compartilhados para que possamos conhecer e respeitar cada vez mais essas comunidades.

.

Obra Autor Descrição
A queda do céu Davi Kopenawa e Bruce Albert Relato da história e luta pela preservação da cultura yanomami.
Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak Reflexão sobre a relação entre natureza e humanidade e impactos da colonização nos povos indígenas.
Mitologia dos índios amazônicos Daniel Munduruku Apresentação de histórias e lendas das diversas etnias que habitam a Amazônia.
Contos indígenas brasileiros Daniel Munduruku Reunião de contos populares de diferentes povos indígenas brasileiros.
Histórias da Terra Indígena Araribá Felipe Kaue Moya Apresentação de histórias orais narradas pelos anciãos da Terra Indígena Araribá, em São Paulo.
O caminho dos ancestrais Kaká Werá Jecupé Reflexão sobre as relações entre os seres humanos e o meio ambiente a partir da sabedoria dos povos originários.
O canto do uirapuru Alberto Mussa Narrativa ficcional que mistura elementos da cultura indígena com a história do Brasil.
A pena e a lança Eliane Potiguara História do povo potiguara e temas como violência contra as mulheres indígenas.
As histórias mais lindas da minha avó Kerexu Yxapyry Apresentação de contos populares da cultura guarani-kaiowá.
O beijo na parede Sérgio Buarque de Holanda Coletânea de narrativas orais recolhidas dos povos bororo e xavante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *