LiterArte: valorização da literatura indígena no ensino médio.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, situado na zona Meridional de Teresina, deu início nesta terça-feira (25) ao projeto LiterArte deste ano. O principal objetivo do projeto é incentivar a leitura, a escrita literária e apoiar outras habilidades artísticas dos estudantes do Ensino Médio, com destaque para a literatura autoral indígena brasileira como tema central.

Desde 2009 o projeto LiterArte é realizado pela escola com o intuito de estimular os alunos do Ensino Médio a desenvolverem suas habilidades literárias. Durante a abertura oficial do projeto, o historiador João Paulo Peixoto, docente do Instituto Federal do Piauí (IFPI), ministrou uma palestra sobre a cultura indígena no Piauí. Os estudantes participaram ativamente da palestra e puderam ampliar seus conhecimentos sobre a cultura indígena.

Leia também:  Prefeitura de Itanhaém inaugura novo centro de línguas e literatura no Belas Artes

O tema deste ano foi escolhido em decorrência da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), que abordou “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A professora de Língua Portuguesa do Ceti, Iúna Paiva, afirmou que a literatura é uma ferramenta poderosa para formar culturalmente o indivíduo e essencial no processo educativo. A escolha do tema atual permite aos alunos refletirem criticamente sobre questões atuais e estabelecerem conexões entre diversas áreas do conhecimento.

O projeto LiterArte é fundamental para estimular a leitura e a escrita literária entre os alunos do Ensino Médio e também para promover o conhecimento sobre a cultura indígena brasileira. A escolha do tema deste ano possibilitou aos alunos ampliar seu conhecimento sobre os povos tradicionais, seus costumes e tradições, além de questões de identidade e políticas. A palestra ministrada pelo docente João Paulo Peixoto foi essencial para que os alunos pudessem interagir verdadeiramente com o tema proposto.

Leia também:  Literatura marginal ganha destaque em acampamento cultural em BH.
Projeto LiterArte Data Local
Estimular e encorajar a leitura e a escrita literária, bem como apoiar outras habilidades artísticas dos alunos do Ensino Médio 25 de janeiro de 2022 Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, Teresina
Tema: “Literatura autoral indígena brasileira: resistência ao apagamento étnico”
Palestra ministrada pelo docente historiador do Instituto Federal do Piauí (IFPI), João Paulo Peixoto, sobre cultura indígena no Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *