Literatura Brasileira Contemporânea: 5 obras que caem no vestibular

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Os vestibulares brasileiros estão incluindo cada vez mais autores nacionais contemporâneos em suas listas de obras obrigatórias. Esses livros retratam diversos aspectos da cultura e sociedade brasileiras, abordando desde questões filosóficas até raciais. Entre as obras mais destacadas, podemos citar Dois Irmãos, Olhos D’água, Anos de Chumbo, O Sol na Cabeça e Torto Arado.

Dois Irmãos, escrito por Milton Hatoum e publicado em 2000, conta a história dos irmãos gêmeos Yaqub e Omar, que possuem uma relação conflituosa desde a infância em Manaus, capital do Amazonas. A trama reflete dilemas humanos seculares além da realidade brasileira e amazonense.

Outra obra importante é Olhos D’água, escrita por Conceição Evaristo e publicada em 2014, que foi agraciada com o Jabuti em 2015. O livro é uma coletânea de histórias que aborda a questão racial através dos olhos das mulheres e homens negros que tiveram suas trajetórias atravessadas pela violência, desigualdade social e racismo.

Leia também:  Prêmio Jabuti cria categoria para Escritor Estreante e se conecta com 'booktokers'

Anos de Chumbo

Anos de Chumbo, de Chico Buarque, é a obra mais recente do cantor, compositor e escritor. A coletânea reúne oito contos que exploram temas latentes do cotidiano do Rio de Janeiro. O livro é uma reflexão sobre as consequências da ditadura militar no país e como esses reflexos ainda afetam a sociedade até hoje.

O Sol na Cabeça, de Geovani Martins, é uma coletânea de treze contos que retrata a vida nas favelas do Rio de Janeiro. Os personagens possuem histórias fascinantes que abordam temas como violência, desigualdade social e marginalização. Geovani Martins foi considerado um dos jovens escritores mais promissores da atualidade pela revista Granta.

Leia também:  Enheduanna: a primeira autora da história.

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia no sertão da Bahia. O livro aborda questões como ancestralidade, luta por terra e escravidão no Brasil.

Essas obras são exemplos importantes da literatura contemporânea brasileira e merecem ser conhecidas e lidas. Os vestibulandos devem estar atentos a essa nova tendência dos exames e se prepararem adequadamente para as provas.

Obra Autor Temas abordados
Dois Irmãos Milton Hatoum Relação conflituosa entre irmãos, dilemas humanos, realidade brasileira e amazonense
Olhos D’água Conceição Evaristo Racismo, desigualdade social, violência, multiplicidade da população negra do país
Anos de Chumbo Chico Buarque Consequências da ditadura militar no país, temas latentes do cotidiano do Rio de Janeiro
O Sol na Cabeça Geovani Martins Vida nas favelas do Rio de Janeiro, violência, desigualdade social, marginalização
Torto Arado Itamar Vieira Junior Ancestralidade, luta por terra, escravidão no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *