Literatura e Sarau brilham no Festival Internacional da Unitins.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No dia 26 de maio de 2023, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) encerrou o I Festival de Cultura Internacional no auditório do Câmpus Palmas. O evento teve como objetivo promover a cultura e a diversidade linguística com uma programação diversificada que incluiu literatura e sarau.

Um dos destaques da programação foi a participação do estudante Jackson Alves, que declamou suas composições em inglês e espanhol. Para Alves, o festival foi uma oportunidade única para compartilhar sua cultura e envolver outras línguas em um evento cheio de informações, alegria e diversão.

A noite começou com uma conversa sobre literatura tocantinense com os organizadores do livro “Literatura tocantinense em foco: ensaios e reflexões”. Durante o debate, os organizadores escolheram uma das obras analisadas pelo livro, “A vida é a margem”, de Josué Luz, para discutir o contexto local e histórico da obra.

Leia também:  Jornalista critica candidatura de Maurício de Sousa à ABL

O Ciclo de Estudos e Debates da Literatura Tocantinense revelou outros autores de destaque, como uma obra de uma mulher negra que é professora em Rio dos Bois apresentada no ciclo, chamada Cíntia. Janaína Senem fez uma análise da voz feminina da obra “A vida é a margem”, afirmando que Tonha e Eleusa retratam realidades opostas mesmo sendo submetidas ao cárcere social destinado às mulheres.

A diretora de Assuntos Internacionais, Patrícia de Aquino Prudente, mediou o debate e provocou reflexões interessantes sobre a valorização das produções locais. A Unitins possui uma Editora que oportuniza publicações a cada semestre para trabalhos literários ou científicos submetidos nos editais lançados. É importante prestigiar e fortalecer essa Editora porque não é uma realidade comum no Brasil.

Leia também:  Semana da Literatura Infantil encanta crianças em CMEI
Data da notícia: 26 de maio de 2023
Evento: I Festival de Cultura Internacional
Local: Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Realização: Centro de Idiomas da Unitins e Diretoria de Assuntos Internacionais
Participação: Jackson Alves, estudante da Unitins
Programação: Conversa sobre literatura tocantinense, declamação de composições em inglês e espanhol por Jackson Alves, sarau
Debate sobre literatura tocantinense: Apresentação da obra “A vida é a margem”, de Josué Luz, análise da voz feminina na obra por Janaína Senem, apresentação de outras obras de autores tocantinenses
Reflexão: Valorização das produções locais e fortalecimento da Editora da Unitins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *