Literatura Indígena: Aprenda com a ancestralidade.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O avanço dos estudos culturais tem ajudado a mudar o cenário da negligência histórica que os povos indígenas enfrentam na literatura brasileira. Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a cultura e as tradições desses povos, selecionamos cinco livros essenciais que você precisa conhecer.

“O pássaro encantado”, escrito por Eliane Potiguara, destaca a importância da ancestralidade para o povo Potiguara. A obra apresenta a Grande Avó que ensina às crianças sobre os costumes e a preservação da memória coletiva. Em “Contos indígenas brasileiros”, Daniel Munduruku reúne oito mitos dos povos Guarani, Karajá, Munduruku e Tukano para mostrar a riqueza cultural presente na formação histórica brasileira.

“Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, apresenta um olhar crítico sobre o modo como vivemos na modernidade sem pensar na nossa participação no organismo Terra. Ele alerta sobre o fim que está se desenhando pelas mãos de um progresso desmedido, com soluções instantâneas de plástico para substituir a floresta natural e a cadeia de subsistência.

Leia também:  Biblioteca Inquieta: Mulheres na Literatura transforma silêncio em programação interativa.

A hq “Os donos da terra”, de Glicéria Tupinambá, Daniela Fernandes e Vitor Flynn Paciornik, apresenta a luta dos indígenas Tupinambá na Serra do Padeiro, em busca da recuperação das terras por direito ancestral. O conflito dos indígenas contemporâneos contra a exploração da terra nada mais é do que o reflexo dos conflitos históricos do período colonial.

“Coração na aldeia, pés no mundo”

Essa obra é um grande destaque por ser a primeira literatura de cordel produzida por uma indígena, Auritha Tabajara. Em versos autobiográficos, Auritha narra sua jornada identitária como indígena, brasileira e pessoa LGBTQIA+. Uma história de superação e resistência que merece ser conhecida.

Esses livros são apenas uma pequena amostra do rico universo literário indígena presente no Brasil. Conhecer essas obras é fundamental para ampliar nossa compreensão sobre a cultura e as tradições desses povos, tão importantes para a formação histórica e cultural do país.

Leia também:  Professora brasileira vence Prêmio Suíço de Literatura com livro sobre desastres ambientais
Livro Autor Descrição
O pássaro encantado Eliane Potiguara Mostra a importância da ancestralidade para o povo Potiguara e ensina sobre os costumes e a preservação da memória coletiva.
Contos indígenas brasileiros Daniel Munduruku Reúne oito mitos dos povos Guarani, Karajá, Munduruku e Tukano para mostrar a riqueza cultural presente na formação histórica brasileira.
Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak Apresenta um olhar crítico sobre o modo como vivemos na modernidade sem pensar na nossa participação no organismo Terra, alertando sobre o fim que está se desenhando pelas mãos de um progresso desmedido.
Os donos da terra Glicéria Tupinambá, Daniela Fernandes e Vitor Flynn Paciornik Apresenta a luta dos indígenas Tupinambá na Serra do Padeiro, sul da Bahia, pela recuperação das terras por direito ancestral.
Coração na aldeia, pés no mundo Auritha Tabajara Narra em versos autobiográficos a jornada identitária como indígena, brasileira e pessoa LGBTQIA+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *