Literatura marginal ganha destaque em acampamento cultural em BH.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Acontecerá no próximo fim de semana, dias 21 e 22, o 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos na Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint Barreiro) em Belo Horizonte. O evento reunirá escritores(as), artistas performáticos e pesquisadores(as) de todo o estado para dois dias intensos de programação, incluindo palestras, grupos de discussão, oficinas, feiras e apresentações culturais. O projeto é idealizado pela A|Borda produtora cultural e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

O acampamento tem como objetivo reunir o circuito literário marginal e periférico que vem crescendo em Belo Horizonte, Minas Gerais e no país, reconhecendo essa literatura como patrimônio cultural do estado. Participarão do evento pessoas de diversas cidades, incluindo Belo Horizonte, Região Metropolitana, Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, Viçosa, Ipatinga e Timóteo.

Leia também:  Matemática na literatura: arma de sedução e resolução de crimes

Programação

A programação contará com palestras, grupos de discussão, oficinas e apresentações culturais. No primeiro dia do evento serão realizados painéis sobre a literatura marginal com Poeta Veraz e as poéticas das mulheres dos slams de BH com Bruna Stéphane, além de palestras sobre literatura surda com Uziel e literatura LGBTQIAP+ e diversidade transexual na arte com Tia Rafa. Oficinas sobre gravação de vídeo-poesia com celular e estratégias de circulação editorial também serão oferecidas.

No segundo dia do evento serão oferecidas oficinas sobre preparação para palco com Thamara Selva, performance com Bim Oyoko e zine artesanal com Kadosh e Abelha. Também serão realizados painéis sobre a literatura periférica do Coletivoz Sarau de Periferia e do Slam Clube da Luta com Dudu Luiz, além de palestras sobre processos de (auto)publicação editorial de mulheres no mercado mineiro e feiras literárias com Flávia Peret. Será discutido ainda sobre a demarcação de territórios na literatura.

Leia também:  Semana de incentivo à leitura em Divinópolis!

O evento tem como objetivo discutir ações para impactar as políticas de cultura e educação nos territórios em que essa rede existe, com debates que resultarão na produção de um livro-memória. A coordenadora do evento, Karine Bassi, acredita que esses movimentos oferecem uma expressão única das experiências e perspectivas dos grupos marginalizados.

O 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos promete ser um grande encontro da literatura marginal e periférica de Minas Gerais, trazendo à tona os movimentos que desafiam as narrativas dominantes e oferecem um ponto de vista alternativo sobre a sociedade.

Evento 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos
Data 21 e 22 de agosto
Local Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint Barreiro), Belo Horizonte
Participantes Escritores(as), artistas performáticos e pesquisadores(as) de todo o estado
Programação Palestras, grupos de discussão, oficinas, feiras e apresentações culturais
Objetivos Reconhecer a literatura marginal e periférica como patrimônio cultural de Minas Gerais e discutir ações para impactar as políticas de cultura e educação nos territórios em que essa rede existe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *