Lygia Fagundes Telles: um século de histórias da literatura brasileira

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, considerada uma das maiores do país, tinha um grande temor por aviões, mas isso não a impediu de viajar pelo mundo. Em 1968, ela e seu marido foram convidados para o Festival Internacional de Cinema no Irã e lá descobriram que Pasárgada, local mencionado no poema de Manuel Bandeira, era real. Já em 1982, Lygia foi para Nova York com outros escritores para divulgar suas obras recém-traduzidas para o inglês. Na cidade americana, além dos compromissos agendados, os escritores gravaram uma reportagem no Rockefeller Center para a TV brasileira.

Apesar de suas pequenas peculiaridades, Lygia Fagundes Telles era uma mulher simples e low-profile que colecionava histórias engraçadas de suas viagens. Em Berlim, por exemplo, ela pediu que João Ubaldo Ribeiro a acompanhasse até a farmácia para comprar uma “vitamina milagrosa” com o objetivo de ficar preparada para envelhecer. A grandeza da escritora era inegável: ela publicou mais de 20 obras, realizou dois dos três sonhos que tinha na infância e foi eleita para a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras em 1985.

Leia também:  Ioepa e Alepa acertam emendas para literatura paraense

Lygia Fagundes Telles é lembrada como uma das grandes escritoras brasileiras do século XX, com um estilo narrativo único e inconfundível. Suas viagens foram fontes ricas de histórias engraçadas e curiosidades, apesar do medo irracional que tinha de aviões. Sua vida foi dedicada à literatura e seu legado vive através de suas obras atemporais.

Nome: Lygia Fagundes Telles
Medo: Aviões
Viagens: Irã, Nova York, Berlim
Cadeira na ABL: Cadeira 16
Obras publicadas: Mais de 20
Eleição para ABL: 1985, com 32 votos a favor e 7 contra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *