Lygia Fagundes Telles: um século de literatura brasileira.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A escritora Lygia Fagundes Telles, considerada uma das mais importantes do Brasil, teria completado cem anos em 2023. Nascida em São Paulo no dia 19 de abril de 1923, ela deixou um legado significativo em sua obra literária, mesmo após seu falecimento em 2020. A autora era uma grande viajante e visitou diversos países ao lado de seu segundo marido, o crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes, apesar do medo que sentia de aviões.

Em 1974, Lygia foi para a Colômbia com a também escritora Clarice Lispector para participar de um congresso de literatura hispano-americana. Durante a viagem, elas conversaram sobre o cansaço dos eventos literários e se divertiram fazendo compras e bebendo vinho e champanhe. Em 1968, ela foi ao Irã para o Festival Internacional de Cinema e descobriu que Pasárgada não era apenas uma invenção literária. Além disso, viajou para Nova York com os escritores Ivan Ângelo e Ignácio de Loyola Brandão em 1982 para promover seus livros recém-lançados em inglês.

Leia também:  Sedac realiza pesquisa para fortalecer bibliotecas e feiras do livro no RS.

Apesar de ser uma figura imponente na literatura brasileira, Lygia era simples e discreta. Ela realizou dois dos três sonhos que tinha quando criança: publicou mais de 20 obras e foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985. No entanto, não gostava muito de celebrar aniversários.

Entre as curiosidades sobre a autora, destaca-se a coleção de histórias que ela possuía com Simone de Beauvoir, William Faulkner e Jorge Luís Borges. Na Alemanha, ela exigiu que João Ubaldo Ribeiro a levasse para comprar um “elixir milagroso” que ele havia comprado, porque “preciso estar pronta para envelhecer”. Ela também tinha pequenas idiossincrasias, como ficar enciumada quando alguém comprava algo sem levá-la junto.

Leia também:  Exposição 'Brincando com Letras' celebra Dia do Livro Infantil

Lygia Fagundes Telles: uma grande escritora brasileira

Lygia Fagundes Telles foi uma grande escritora brasileira que deixou um legado duradouro em sua obra literária. Mesmo com seus medos e idiossincrasias, ela viajou bastante e conheceu muitas pessoas interessantes ao longo de sua vida, o que certamente influenciou sua escrita.

Lygia Fagundes Telles: um centenário de narrativas da senhora da literatura brasileira
Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo em 19 de abril de 1923
Autora de mais de 20 obras e eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985
Realizou dois dos três sonhos que tinha quando criança
Viajou bastante, acompanhada por Clarice Lispector e seu segundo marido, o crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes
Colecionava histórias com Simone de Beauvoir, William Faulkner e Jorge Luís Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *