O Corpo Desvelado : Lançamento de Coletânea de Contos Eróticos Brasileiros em BH

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A escritora Eliane Robert Moraes fará a apresentação de seu livro, intitulado “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”, em Belo Horizonte nesta terça-feira (28/3). A obra faz parte do projeto República Jenipapo, que é uma parceria entre a Livraria Jenipapo e o Projeto República coordenado pela professora da UFMG, Heloísa Starling. A historiadora e organizadora do livro e o editor do Suplemento Pernambuco também estarão presentes na apresentação.

O livro é uma continuação da coletânea de contos eróticos brasileiros organizada por Eliane em 2018, chamada “O corpo descoberto – Contos eróticos brasileiros (1852-1922)”. As duas obras foram compiladas a partir de uma antologia de poesia erótica brasileira que a pesquisadora compilou em 2015. “O corpo desvelado” explora como os autores brasileiros abordaram o tema do corpo e da sexualidade ao longo do tempo e ilumina áreas pouco exploradas da história da República brasileira.

Leia também:  Mariana Sanchez: a tradutora que traz a literatura latino-americana ao Brasil.

De acordo com Eliane, a literatura erótica começou a se estabelecer como um gênero próprio na literatura brasileira a partir do século 19. A seleção dos textos para o livro foi desafiadora, pois a literatura erótica brasileira estava bastante desorganizada. Para compilar “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”, Eliane visitou bibliotecas, sebos e coleções particulares. A obra inclui escritores renomados como Aníbal Machado, Caio Fernando Abreu, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, João Silvério Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum e Nelson Rodrigues.

Além disso, a obra destaca a diversidade e a inclusão de autoras femininas na literatura erótica. Para as mulheres, sempre foi mais difícil publicar e na literatura erótica elas são ainda mais negligenciadas. “Neste livro, conforme você vai avançando no tempo, vai percebendo a figura feminina protagonizando mais, na literatura de modo geral e na literatura erótica especificamente”, destaca Eliane. Ela também ressalta que não há distinção entre erotismo e pornografia.

Leia também:  Conheça 6 livros imperdíveis da literatura brasileira!

O projeto República Jenipapo é uma iniciativa que promove debates públicos em torno de questões da República em interface com a literatura. Os debates abordam vários assuntos, desde meio ambiente até erotismo. O próximo evento em Belo Horizonte contará com a presença de Franklin Martins em abril, com o lançamento do livro “A música conta a história do Império e do começo da República”. Em maio, Francisco Bosco virá para outra edição do República Jenipapo. Trata-se da criação de uma espécie de ágora para valorizar a democracia.

O que? Apresentação do livro “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”
Quando? Nesta terça-feira (28/3)
Onde? Belo Horizonte
Projeto República Jenipapo Parceria entre a Livraria Jenipapo e o Projeto República, coordenado pela professora Heloísa Starling da UFMG
Organizadora do livro Eliane Robert Moraes
Autores incluídos Aníbal Machado, Caio Fernando Abreu, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, João Silvério Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum e Nelson Rodrigues
Destaques Inclusão de autoras femininas e observação da abordagem do tema do corpo e da sexualidade ao longo do tempo na literatura brasileira
Próximos eventos do Projeto República Jenipapo Franklin Martins em abril com o lançamento do livro “A música conta a história do Império e do começo da República” e Francisco Bosco em maio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *