Oficinas de Literatura de Cordel resultam em livro nas escolas do Cabo

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Estudantes de escolas públicas em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, estão aprendendo a criar literatura de cordel através do projeto Versalizando Imagens. O projeto incentiva a produção de versos sobre imagens nas escolas, e tem como objetivo estimular o interesse pela literatura de cordel entre os alunos e auxiliar na assimilação de novos conhecimentos por meio da brincadeira e musicalidade desse tipo de literatura.

O poeta Esperantivo e o fotógrafo Renato Moura ministram oficinas semanais nas salas de aula em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Cabo. O tema das oficinas deste ano é “Fauna e Flora: florescer é crescer, preservação é nosso dever”. O objetivo é impactar ainda mais alunos e lançar um livro a partir das oficinas deste ano para ser distribuído nas bibliotecas escolares locais.

Leia também:  Agatha Christie: obras clássicas sofrem alterações anti-racistas

Livro e documentário

O livro terá versos semelhantes aos dos cordéis e várias fotos tiradas pelos próprios estudantes. O objetivo é unir as duas propostas do projeto em uma construção coletiva. Além disso, um documentário sobre as oficinas também está sendo desenvolvido pelo produtor cultural Renato.

A iniciativa busca criar um paralelo entre o conteúdo escolar e elementos da cultura popular, desenvolvendo habilidades dos alunos como a capacidade de comunicação, linguagem, escuta ativa, aprendizagem ativa e criatividade.

Para Milena Quirino, gestora da Escola Municipal em Tempo Integral Laura Rodrigues, a presença da arte e cultura popular no processo de formação dos estudantes é fundamental para fortalecer a identidade cultural. A segunda edição das oficinas impactará 715 alunos de dez escolas da rede municipal de ensino em tempo integral do Cabo de Santo Agostinho, com três encontros semanais com alunos do 5º e do 7º ano do ensino fundamental. O projeto conta com quatro escolas continuando o trabalho realizado no ano passado e seis escolas novas inseridas na iniciativa.

Leia também:  Explosão literária no RN: novos talentos em destaque.
Meta do Projeto Incentivar o interesse pela literatura de cordel entre estudantes da rede pública do Cabo de Santo Agostinho e estimular a assimilação de novos conhecimentos por meio da brincadeira e musicalidade desse tipo de literatura.
Ministradores das oficinas Poeta Esperantivo e fotógrafo Renato Moura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Cabo.
Tema das oficinas Fauna e Flora: florescer é crescer, preservação é nosso dever.
Publicação do projeto Livro com versos semelhantes aos dos cordéis e várias fotos tiradas pelos próprios estudantes.
Escolas impactadas 10 escolas da rede municipal de ensino em tempo integral do Cabo de Santo Agostinho, com 715 alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental.
Leia também:  Maria Bethânia assume Cadeira imortal da ALB

Com informações do site Revista Algomais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *