Olga Tokarczuk reflete sobre a relação entre humanidade e natureza em novo livro

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A escritora polonesa Olga Tokarczuk reflete sobre a relação entre seres humanos e natureza em seu livro “Redigir é Extremamente Arriscado — Artigos e Palestras”. A obra, que já está disponível em português pela editora Todavia, aborda a dicotomia entre o antropocentrismo e a visão de que tudo é natureza.

No livro, Tokarczuk defende que a ideia de separar seres humanos e natureza é equivocada e sustenta um conflito artificial. Para ela, tudo é natureza e as pessoas são parte de uma engrenagem maior e mais complexa que nos engloba. A autora destaca que a relação dos seres humanos com tudo aquilo que não é eles próprios parece ser um território infinitamente mais rico e interessante do que o discurso antropocêntrico.

O Livro “Redigir é Extremamente Arriscado — Artigos e Palestras” de Olga Tokarczuk traz reflexões sobre a relação do ser humano com a natureza. A autora questiona a ideia de separação entre os dois, afirmando que essa divisão é equivocada e que somos parte de uma engrenagem maior. Para ela, essa relação amplia nossas possibilidades de compreensão do mundo e nos faz repensar o discurso antropocêntrico.

Leia também:  Obra-prima de Umberto Eco vira HQ assinada por Milo Manara

Olga Tokarczuk: A literatura como forma de encantamento

Em consonância com o escritor e pensador indígena Ailton Krenak, Tokarczuk enfatiza que a humanidade é insignificante perante tudo o que existe além dela, mas isso não a considera menos digna do encanto. Ao contrário, se somos parte disso, estamos incluídos. E aquilo que é específico da humanidade também merece sua atenção. Especialmente a literatura.

Olga Tokarczuk defende que a leitura é uma experiência única e transformadora, que nos permite experimentar novas paisagens, aromas e sons através das palavras. Para a autora, a literatura é capaz de nos transportar para além da realidade dada e nos fazer vivenciar novas sensações e emoções.

A obra é composta por 12 textos, incluindo a palestra “O Narrador Sensível” proferida quando Tokarczuk recebeu o Nobel de Literatura. A autora destaca que somente os seres humanos, entre todas as espécies, teriam adquirido a misteriosa capacidade de ler e abandonar temporariamente a realidade que lhes foi dada. A cada vez que abrimos um livro, ocorre um milagre: sequências de letras transformam-se em imagens, pensamentos, cheiros e vozes.

Leia também:  Book Friday 2023: Amazon antecipa Black Friday dos livros

Redigir é Extremamente Arriscado — Artigos e Palestras” é um livro que celebra a literatura e sua capacidade de nos transportar para novas realidades. Para Tokarczuk, a leitura é um milagre que nos permite experimentar novas formas de imaginar o mundo e nos conectar com a natureza.

Notícia O livro Redigir é Extremamente Arriscado — Artigos e Palestras, da escritora polonesa Olga Tokarczuk, custa R$ 82,90 (264 páginas) na edição original em polonês e R$ 64,90 na versão em português traduzida por Gabriel Borowski e publicada pela editora Todavia.
Temas abordados Questionamento do antropocentrismo e defesa de que tudo é natureza; destaque para a importância da literatura como forma única de experimentar novas paisagens, aromas e sons através das sequências de letras.
Destaque A cada vez que abrimos um livro, ocorre um milagre: sequências de letras transformam-se em imagens, pensamentos, cheiros e vozes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *