Pombal cria Observatório de Literatura Infantojuvenil

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Pombal inaugura Observatório de Literatura Infantojuvenil para ampliar alcance da literatura nacional

O Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura, que ocorreu em Pombal de 22 a 24 de junho, resultou na criação do Observatório de Literatura Infantojuvenil. Composto por dez especialistas, o observatório avaliará as melhores edições anuais, concedendo quatro selos distintos: “Distinção”, “Seleção”, “Menção Honrosa António Torrado” e Brasil.

Segundo Sónia Fernandes, chefe da Unidade de Cultura da Câmara de Pombal, a iniciativa nasceu da necessidade de deixar uma marca científica no território. Inspirado no Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, o Observatório tem como objetivo aprofundar questões relacionadas à literatura infantojuvenil e promover a investigação com base científica.

Leia também:  Mariana Sanchez: a tradutora que revela a literatura latino-americana

O acordo entre o Observatório e o Instituto brasileiro representa uma oportunidade significativa para as editoras e autores portugueses, permitindo um melhor acesso ao mercado brasileiro e vice-versa. A partir de Pombal, espera-se encurtar as distâncias entre Portugal e Brasil nesta área da literatura, bem como com outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O objetivo é investir no estudo e na partilha para conhecer mais autores e agilizar canais de comunicação.

No primeiro ano, o Observatório recebeu 61 títulos de 24 editoras e edições autorais. Os vencedores das categorias “Distinção”, “Seleção” e “Menção Honrosa António Torrado” foram anunciados. A obra “Caras”, de João Pedro Mésseder (texto) e Inês Oliveira (ilustração), foi escolhida para receber o selo “Menção Honrosa António Torrado”, destacando-se em todas as categorias. As premiações serão entregues em Pombal, durante uma cerimônia que ocorrerá no dia 23 de junho, no âmbito do 20º Caminhos de Leitura.

Leia também:  Estudantes criam podcast sobre literatura amazonense

Com o surgimento do Observatório, espera-se ampliar os horizontes e a divulgação da literatura infantojuvenil nacional. Acredita-se que, no próximo ano, mais editoras se interessarão em participar e muitos mais títulos concorrerão.

Notícia O Observatório de Literatura Infantojuvenil foi criado no Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura, que aconteceu em Pombal entre os dias 22 e 24 de junho.
Composição 10 peritos avaliarão as melhores edições do ano, atribuindo 4 selos distintos: “Distinção”, “Seleção”, “António Torrado – Menção honrosa” e Brasil.
Objetivo Aprofundar as questões relacionadas com a literatura infantojuvenil e fomentar a investigação com suporte científico.
Parceria O Observatório firmou uma parceria com o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, do Brasil.
Recompensas Foram anunciados os premiados para as categorias “Distinção”, “Seleção” e “António Torrado – Menção honrosa”. A edição de “Caras”, de João Pedro Mésseder (texto) e Inês Oliveira (ilustração), foi a escolhida para receber o selo “António Torrado – Menção honrosa”, destacando-se em todas as categorias.
Cerimônia As recompensas serão entregues em Pombal, numa cerimônia que acontecerá no dia 23 de junho, no âmbito do 20º Caminhos de.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *