Pombal cria Observatório para a Literatura Infantojuvenil

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Observatório de Literatura Infantojuvenil de Portugal divulgou um novo projeto durante o Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura, realizado em Pombal entre os dias 22 e 24 de junho. O objetivo é investir em pesquisa e compartilhamento para aprofundar questões relacionadas à literatura infantojuvenil, além de possibilitar um melhor acesso ao mercado brasileiro para escritores e editoras portuguesas.

A nova estrutura foi criada com base no Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, do Brasil, com quem foi estabelecida uma parceria. “Essa ponte criada pelo projeto permitirá levar escritores e editoras portuguesas para o Brasil”, afirmou Sónia Fernandes, chefe da Unidade de Cultura da Câmara de Pombal.

Leia também:  A jornalista e tradutora que nos traz a literatura latino-americana contemporânea

No primeiro ano do Observatório, foram recebidos 61 títulos provenientes de 24 editoras e edições autorais. Foram atribuídos selos Caminhos de Leitura em quatro categorias: dez prêmios “Distinção” aos “dez melhores livros do ano”; 20 prêmios “Seleção”, para “livros que não podem faltar em qualquer biblioteca”; um selo “António Torrado – Menção honrosa”, para o livro que se destaca em todas as categorias; e ainda o selo Brasil, “livros da distinção do Selo Cátedra 10 – Cátedra da UNESCO para a Leitura da PUC-Rio”.

Prêmios

Os vencedores das três primeiras categorias já foram anunciados e serão premiados durante a cerimônia que ocorrerá no dia 23 de junho, em Pombal. O Observatório de Literatura Infantojuvenil de Portugal acredita que, no próximo ano, terá um número maior de editoras interessadas em participar e muitos mais títulos concorrendo ao prêmio.

Leia também:  Dança e literatura se unem na Casa da Pólvora, em João Pessoa

Essa iniciativa é vista como uma grande oportunidade para as editoras, autores e amantes da literatura infantojuvenil em Portugal. A parceria com o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio representa um avanço significativo para a literatura infantojuvenil e uma possibilidade de aproximação entre os dois países.

Notícia: O Observatório de Literatura Infantojuvenil de Portugal anunciou a criação de um novo projeto em parceria com o iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, do Brasil, durante o Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura em Pombal.
Objetivo: Fomentar a pesquisa e o compartilhamento para aprofundar as questões relacionadas à literatura infantojuvenil e possibilitar o acesso de escritores e editoras portuguesas ao mercado brasileiro.
Prêmios: Foram atribuídos selos Caminhos de Leitura em quatro categorias: Distinção, Seleção, António Torrado – Menção honrosa e Brasil. Os premiados para as três primeiras categorias já foram anunciados e serão entregues durante a cerimônia de entrega dos prêmios que ocorrerá no dia 23 de junho, em Pombal, durante o Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *