Rede Municipal realiza debate sobre Literatura de Cordel

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Na última segunda-feira, dia 25 de abril de 2023, ocorreu na Fundação Casa de José Américo em João Pessoa um colóquio que reuniu professores e gerentes da Rede Municipal de Ensino para debater sobre o Painel de Apresentação do Cordel. A iniciativa foi promovida pela Sedec-JP, com o intuito de fomentar debates que compartilhassem contribuições teórico-metodológicas acerca dos estudos, pesquisas e experiências sobre o cordel em sala de aula.

A professora Sayonara Gomes, coordenadora do projeto “Cordel na Sala de Aula”, enfatizou a relevância do evento por ser literário e afetivo ao mesmo tempo. Ele traz consigo a memória do passado e da infância das pessoas e se pretende manter esses valores através da literatura de cordel.

Com mediação da professora Lyndinalva de Lima Santiago Albuquerque, da Escola Municipal Américo Falcão, o colóquio contou com a participação de palestrantes renomados, como Francisco Leandro de Assis Neto, professor doutor da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, que abordou “O Cordel e sua influência na alfabetização e aquisição da cultura escrita”; Bento Junior, professor poeta da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almirante Barroso, que apresentou “A Cordelteca Bento Junior – relatos de experiência, impactos na aprendizagem”; Jôse Pessoa de Lima, professora mestra da Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca; Manoel Belizário, professor poeta da Escola Municipal Padre Pedro Serrão e o poeta popular Jatobá (Antônio Aldemir da Silva), que participou como palestrante especial.

Leia também:  Projeto gratuito une RPG e literatura em escolas públicas de São Gonçalo (RJ)

A secretária executiva de Educação e Cultura da Capital, Luciana Dias, destacou a importância do cordel na sala de aula, por trazer consigo uma carga cultural significativa, além de auxiliar no letramento e no aprendizado dos alunos. Beth Baltar, professora doutora titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, também esteve presente e ressaltou que a iniciativa é uma oportunidade para os jovens conhecerem a literatura de cordel.

O evento foi um sucesso e reforçou a importância do uso do cordel em sala de aula. A iniciativa da Sedec-JP propiciou um espaço para que professores e gerentes da Rede Municipal de Ensino pudessem discutir sobre o tema e compartilhar experiências teórico-metodológicas. A presença da coordenadora do projeto “Cordel na Sala de Aula”, professora Sayonara Gomes, reforçou a importância dessa iniciativa para manter viva essa tradição literária. Além disso, autoridades como a secretária executiva de Educação e Cultura da Capital, Luciana Dias, e a professora doutora titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Beth Baltar, destacaram o valor cultural e educacional que o cordel pode trazer aos estudantes.

Leia também:  Alunos produzem livro de cordel com imagens em escolas públicas
Data: 25/04/2023
Local: Fundação Casa de José Américo em João Pessoa
Objetivo: Fomentar debates sobre o uso do cordel em sala de aula
Palestrantes: Francisco Leandro de Assis Neto, Bento Junior, Jôse Pessoa de Lima, Manoel Belizário e Jatobá (Antônio Aldemir da Silva)
Coordenadora: Professora Sayonara Gomes
Presenças: Secretária executiva de Educação e Cultura da Capital, Luciana Dias, e a professora doutora titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Beth Baltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *