Relançamentos de Antonio Candido: a obra completa

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A editora Todavia lançou recentemente a coleção completa das obras do crítico literário e ensaísta Antonio Candido, um dos principais críticos brasileiros. A primeira leva conta com cinco títulos, incluindo a obra mais importante do autor, Formação da Literatura Brasileira, que permite uma reavaliação da trajetória de Candido, um autor controverso que gerou controvérsias com o também crítico Afrânio Coutinho e o poeta concreto Haroldo de Campos.

Os primeiros cinco lançamentos englobam a obra mais ambiciosa e significativa de Candido, Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos (1750-1880), além de uma Iniciação à Literatura Brasileira. São lançados também dois livros de ensaios, sendo que Literatura e Sociedade contém textos de teoria literária pura, algo não muito frequente na bibliografia de Candido. Já O Discurso e a Cidade traz um dos estudos mais importantes do autor no âmbito da literatura brasileira, Dialética da Malandragem. Fecha a leva de lançamentos Os Parceiros do Rio Bonito.

Leia também:  Festival Mundial de Vozes PEN America: literatura global em destaque

Os volumes da Todavia não possuem aparatos críticos significativos como prefácios ou posfácios que atualizem o significado da produção intelectual do autor. Ensaios inéditos sobre os livros foram publicados apenas no site da editora. Vale lembrar que a edição em nada difere das edições anteriores pela Ouro sobre Azul, casa editorial de Ana Luísa Escorel.

Candido e a Formação da Literatura Brasileira

Formação da Literatura Brasileira é uma obra que examina os momentos cruciais que constituíram a literatura brasileira, conforme explicitado por seu subtítulo. Candido argumenta que só pode existir uma literatura brasileira se nela reconhecermos um corpus de obras identificáveis, e compara isso com outras literaturas. Para ele, a literatura portuguesa já era um corpus próprio quando estendeu uma ramificação no território colonizado. Neste cenário, as manifestações literárias não poderiam ser vistas como integrantes de uma literatura brasileira, pois não havia percepção da sociedade colonial como nação.

Leia também:  Escritora travesti lança três obras e propõe revolução literária

Iniciação à Literatura Brasileira é uma síntese didática para público estrangeiro sobre alguns pressupostos e desenvolvimentos da Formação. A obra apresenta algumas discussões sobre o ajustamento ecológico dessa cultura rústica diante das alterações de sua relação com o meio ambiente causadas pela modernização capitalista, dando atualidade à obra em tempos de debate sobre desenvolvimento e sustentabilidade.

Com esses novos lançamentos, os amantes da literatura têm agora acesso às principais obras de Antonio Candido, que possibilitam entender melhor a trajetória do principal crítico brasileiro e suas ideias inovadoras sobre a literatura nacional.

Lançamento Títulos Destaque
1 Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos (1750-1880) Obra mais importante de Antonio Candido
2 Iniciação à Literatura Brasileira Síntese didática para público estrangeiro
3 Literatura e Sociedade Contém textos de teoria literária pura
4 O Discurso e a Cidade Estudo importante no âmbito da literatura brasileira
5 Os Parceiros do Rio Bonito Último lançamento da leva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *