Troféu Açorianos premia destaques literários de 2022

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Na noite da última terça-feira, 28, ocorreu a entrega do Troféu Açorianos de Literatura, no Teatro Renascença em Porto Alegre. O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo reconhecer os destaques da literatura nacional, valorizando a qualidade literária e a relevância da obra para a cultura local e nacional.

A comissão julgadora avaliou os trabalhos inscritos em diferentes categorias, que demonstram a diversidade presente na literatura brasileira contemporânea. Os vencedores foram premiados em categorias como Infantil, Infantojuvenil, Dramaturgia, Crônica, Conto, Poesia, Ensaio de Literatura e Humanidades, além de Vencedores Especiais e Narrativa Longa.

Os escritores premiados foram Fabiana Sasi, Philippe Alencar, Julio Zanotta, Sergio Faraco, Tobias Carvalho, Carlos Nejar e Ricardo Timm de Souza. Além disso, Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym receberam o troféu em Vencedores Especiais por “Shiki, Inventor do Haicai Moderno” e Taiasmin Ohnmacht foi a vencedora na categoria Narrativa Longa com “Vozes de Retratos Íntimos”. Tobias Carvalho também foi escolhido como Livro do Ano com “Visão Noturna”.

Leia também:  Tobias Carvalho é o Livro do Ano no Troféu Açorianos de Literatura

A cerimônia de premiação contou com a presença de personalidades importantes da área literária e foi conduzida pelo coordenador de Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Sérgius Gonzaga, e pelo escritor Altair Martins. Durante o evento, houve uma apresentação musical com Matheus Alves e Guilherme Goulart.

Além dos vencedores, outras personalidades da área literária também foram homenageadas nesta edição do evento. O Troféu Açorianos de Literatura é um reconhecimento importante para os escritores e serve como uma oportunidade para que novos talentos sejam descobertos. O evento incentiva o interesse pela leitura e pela produção literária nacional, valorizando o trabalho dos profissionais da área.

A diversidade presente nas obras premiadas mostra a riqueza da literatura brasileira contemporânea, e a premiação serve como um incentivo para o desenvolvimento e crescimento da área literária em todo o país.

Leia também:  Obra-prima de Umberto Eco vira HQ assinada por Milo Manara
O que aconteceu? Ocorreu a cerimônia de premiação do Troféu Açorianos de Literatura, que reconhece os mais notáveis da área.
Quem foram os vencedores?
  • Fabiana Sasi com “O Fio da Memória” na categoria Infantil
  • Philippe Alencar com “Lua Rubra” na categoria Infantojuvenil
  • Julio Zanotta com “Milkshakespeare” na categoria Dramaturgia
  • Sergio Faraco com “As Noivas Fantasmas e Outros Casos” na categoria Crônica
  • Tobias Carvalho com “Visão Noturna” na categoria Conto e escolhido como Livro do Ano
  • Carlos Nejar com “Inventação da Infância” na categoria Poesia
  • Ricardo Timm de Souza com “Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência” na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades
  • Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym com “Shiki, Inventor do Haicai Moderno” em Vencedores Especiais
  • Taiasmin Ohnmacht com “Vozes de Retratos Íntimos” na categoria Narrativa Longa
Quem foram os homenageados? Alexandre Brito, Biblioteca Jardim das Letras, Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa de Misericórdia, Editora Bestiário, Gilberto Schwartsmann, Professora Lea Masina e Projeto Orisun Oro – Editora de Poesia Amefricana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *