UFRGS atualiza lista de leitura obrigatória em Literatura Portuguesa

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) divulgou que o vestibular de 2024 contará com quatro novos títulos para a avaliação de Literatura em Língua Portuguesa: A terra de mil povos, Água Funda, Cem Anos de Solidão e Um Útero é do Tamanho de Um Punho. Além desses, também serão cobradas oito obras de listas anteriores, totalizando 12 livros obrigatórios.

O especialista em Literatura e Linguagem do Fênix Vestibulares, professor Patryk Galvan, destacou a relevância das novas obras para o vestibular da Ufrgs. Ele afirmou que as novas leituras contemplam grupos historicamente silenciados na literatura, como nativos, negros e mulheres. Segundo ele, durante muitas décadas, os autores eram somente homens brancos.

Leia também:  The Nerdwriter : autor do YouTube discute legado de Tarantino e Yeats

Novas obras valorizam diversidade na literatura

Galvan ressaltou que as novidades apresentam diferenças estéticas dos romances da década de 1930 e acredita que a Ufrgs está seguindo uma tendência atual de evitar a repetição das mesmas obras a cada vestibular. Ele reforçou que é importante compreender a relevância de cada livro, sua mensagem e como ela se aplica nos dias atuais.

O professor alertou os candidatos para não deixarem nenhuma das obras obrigatórias para trás, já que serão feitas ao menos uma questão por livro. Ele ainda destacou a importância dos clássicos, como ‘Várias Histórias’, de Machado de Assis, merecerem atenção.

A inclusão dessas novas obras é uma atualização importante no vestibular da Ufrgs, que reconhece sua função social na sociedade e busca cada vez mais se aprimorar. Com essa mudança, a universidade valoriza autores e obras que antes eram deixados de lado e amplia o conhecimento literário dos alunos, proporcionando uma formação mais crítica e reflexiva.

Leia também:  Agatha Christie: obras clássicas sofrem alterações anti-racistas
Notícia: A Ufrgs terá quatro novos títulos para avaliação de Literatura em Língua Portuguesa no vestibular de 2024: A terra de mil povos, Água Funda, Cem Anos de Solidão e Um Útero é do Tamanho de Um Punho.
Importância: As novas obras contemplam grupos historicamente silenciados na literatura e ampliam o conhecimento literário dos alunos, proporcionando uma formação mais crítica e reflexiva.
Alerta: Os candidatos não devem deixar nenhuma das 12 obras obrigatórias para trás, já que serão feitas ao menos uma questão por livro.

Com informações do site Diário de Canoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *