Unidades da Rede Municipal de Ensino incentivam a leitura

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino promovem ações para estimular a leitura entre estudantes

Diversas unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino promoveram, recentemente, atividades com o objetivo de incentivar a leitura entre os estudantes. As ações incluíram apresentação teatral, sebo literário, narração de contos e até mesmo uma dança do livro.

Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Elói Camilo da Costa

O CEI Vereador Elói Camilo da Costa, localizado no bairro São Vicente, promoveu um evento literário para seus alunos. A peça teatral recriou a história de Chapeuzinho Vermelho e foi interpretada por 12 profissionais da unidade. O evento foi assistido pelas 115 crianças que frequentam o espaço. O objetivo do evento foi levar o encantamento das artes e a fantasia do mundo literário para as crianças pequenas, despertando nelas o amor pela leitura e pela literatura.

Leia também:  Representatividade feminina na literatura em debate

CEI Ana da Silva Fontes

O CEI Ana da Silva Fontes, situado no bairro Cordeiros, realizou o 1º Sebo Pegue e Pague. O projeto foi idealizado pela professora Alessandra Rodrigues e contou com a colaboração dos parentes e empregados da unidade, que doaram livros. O Sebo está em curso na instituição até quarta-feira (26) e o valor arrecadado será utilizado pela Associação de Pais e Professores (APP) para aprimoramentos e a montagem de dois ambientes distintos para as crianças. A iniciativa envolveu todos os 249 alunos com o propósito de incentivar a leitura e também estimular a honestidade.

Escola Básica Judith Duarte de Oliveira

A Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, localizada no bairro Itaipava, promoveu a 5ª Ciranda do Livro. A atividade consistiu na permuta de obras entre os alunos, além de narrações de contos que envolveram as crianças do CEI Nilton de Andrade, que fica próximo à escola. A ideia da Ciranda é aproveitar um livro que já teve sua história conhecida pelos alunos e trocá-lo por outro. Desse modo, novas histórias transitam entre as crianças e suas famílias. Essa iniciativa incentiva a leitura como fonte de conhecimento, prazer e diversão, auxiliando os alunos a aprenderem a importância do compartilhar e do reaproveitar. Desde o primeiro evento em 2017 até este ano, a iniciativa arrecadou um total de 7.450 livros para troca, mostrando que há um grande interesse dos alunos em participar e estimular a leitura.

Leia também:  Escritores negros debatem valorização da negritude

Todas as atividades foram realizadas seguindo os protocolos sanitários vigentes para garantir a segurança dos envolvidos. Essas atividades visam fomentar a leitura nos discentes da Rede Municipal como forma de incentivar o aprendizado fora das salas de aula e ampliar o universo cultural dos estudantes. Oportunidades assim despertam nos alunos o interesse pela literatura e contribuem para formar cidadãos mais críticos e reflexivos.

Atividade Instituição Objetivo
Peça teatral de Chapeuzinho Vermelho CEI Vereador Elói Camilo da Costa Estimular o amor pela leitura e literatura em crianças pequenas
1º Sebo Pegue e Pague CEI Ana da Silva Fontes Incentivar a leitura e estimular a honestidade
5ª Ciranda do Livro Escola Básica Judith Duarte de Oliveira Incentivar a leitura como fonte de conhecimento, prazer e diversão, além de ensinar a importância do compartilhar e do reaproveitar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *